Medicando viciados em Starcraft

Dia 27 de julho de 2010 foi um dia muito importante para milhares de adolescentes e outros jogadores de jogos de computador no mundo todo: o lançamento do Starcraft 2, um dos jogos mais esperados dos últimos anos.
Juro que não estou exagerando: este jogo é a sequência do Starcraft, lançado em 1998, que é tão jogado que hoje na Coreia do Sul, por exemplo, existem dois canais de televisão dedicados a transmitir partidas do jogo. Os jogadores vivem de patrocínio que recebem para jogar como qualquer outro esporte e isso até já virou tema de reality show. Curiosamente, também na Coreia do Sul, alguns jovens estão tendo prejuízos na vida social por causa de jogos como este, fazendo surgir o termo “dependência de jogos online“.
20100818_starcraft.jpg
Han et al, psiquiatras sul-coreanos, deram a 11 jovens com “dependência ao Starcraft” a droga bupropiona, um antidepressivo também usado em casos de dependência à substâncias e à nicotina. Estes garotos jogavam pelo menos 4 horas diárias, sendo que seis deles não frequentavam mais a escola por dois meses matando aula em lan houses e outros dois se divorciaram por causa do uso excessivo de internet durante a noite.
E parece que a droga funcionou: após 6 semanas de tratamento, foram observados decréscimos na vontade de jogar Starcraft (23.6%), no tempo total gasto jogando (35.4%) e nos escores de uma escala de medida da dependência à internet (15.4%). Quem sabe o Starcraft não ganha uma seção especial no DSM-V?
Ainda bem que trabalho fora de Goiânia e meu notebook não roda o Starcraft 2, pois nos finais de semana eu gasto muito mais do que 4 horas num dia com esse jogo.
Fonte: Han DH, Hwang JW, & Renshaw PF (2010). Bupropion sustained release treatment decreases craving for video games and cue-induced brain activity in patients with Internet video game addiction. Experimental and clinical psychopharmacology, 18 (4), 297-304
Vi no Neuroskeptic.

Discussão - 10 comentários

1. Joey Salgado disse:

Rapaz, isso da Coreia do Sul ter canais de televisão dedicados a Starcraft me surpreendeu.
    Abraço!

2. André Souza disse:

Caso sério…Se por acaso vc conseguir um notebook q consiga rodar, NÃO instale o Starcraft 2…Ou vc não vai trabalhar…

3. Felipe Epaminondas disse:

Hauhaha adorei este link! Vou assistir as aulas qdo chegar em casa! 🙂

4. gabriel disse:

Olá passei aqui de novo para avisar que o blog de psicologia antigo saiu do ar devido aos muitos acessos simultaneos, entao, estou aqui pra te avisar do novo blog: ==> http://psicologiaparatodos.orgfree.com/blogpsicologia
    não esqueça de visitar! Pode esquecer o outro endereço!
    Abraços!!!!!!!!
    biel

5. Breno disse:

Opa! Eu tô precisando… manda uma receita pra mim. 🙂

PS: sou programador, raciocínio lógico ajuda.

6. HPLC disse:

Tudo o que exagerado não é legal!

7. É por isso que desinstalei Warcraft do meu computador e que ainda estou resistindo ao Starcraft.

8. debora disse:

meu filho é muito viciado em computador desde 17 anos hj ele tem 22 anos mas, nao admite o vicio! e o primeiro passo para a cura é vc se conscientizar que precisa de ajuda! como posso conseguir que ele se conscientize que esse vício o está prejudicando?

9. rossana Maia disse:

sra Debora, seu filho precisa de ajuda…os adictos não admitem que tem vicios…vamos ajuda-lo, a responsabilidade é sua.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM