Comer na frente da TV pode engordar

20110204_eattv.jpgExistem muitos fatores que influenciam a quantidade de coisa que comemos. Um destes fatores é a lembrança que temos do quanto já comemos, como mostra o caso de H. M., um rapaz com amnésia que sentava para comer uma segunda refeição simplesmente por não se lembrar que já havia comido. Uma nova pesquisa mostrou que comer enquanto se assiste TV pode levar pessoas a comerem uma maior quantidade mais tarde pois ela afetaria a memória de quanto ela já comeu.
Vinte mulheres (peso na média, sem nenhuma dieta específica) passaram 20 minutos de sua manhã consumindo todo lanche que pudessem, incluindo chocolate, batatas fritas e refrigerantes. Metade delas o fez assistindo à um episódio de Friends ou Seinfeld (adoro!) e a outra não. Não havia nenhuma diferença na quantidade de comida que os dois grupos consumiram. Aproximadamente uma hora depois, as mulheres se sentaram para comer um almoço de sanduíches, biscoitos e bolachas. O grupo de mulheres que antes comeram assistindo à TV comeram significativamente mais do que o outro nesta segunda refeição. Além disso, elas também foram menos eficazes em se lembrar do quanto comeram pela manhã. A conclusão dos pesquisadores foi que a televisão afeta nossa memória de quanto comemos, levando-nos a comer mais no futuro.
Uma replicação do experimento foi feita mas dividindo o grupo entre tipos de programas, incluindo programas chatos (competição de boliche – será que é chato assim?), programas tristes (uma cena de Sociedade dos Poetas Mortos) e programas engraçados (um episódio de Friends). O resultado foi o mesmo, mas o tipo de programa não fez diferença.
Até o momento esse efeito só foi demonstrado para as mulheres, pois em um estudo piloto feito com homens, eles trataram o experimento como um oportunidade para comer o máximo possível, atrapalhando os resultados. Um outro delineamento deve ser feito para trabalhar com os homens.
Vi primeiro no British Psychological Society.
ResearchBlogging.org Mittal, D., Stevenson, R., Oaten, M., & Miller, L. (2010). Snacking while watching TV impairs food recall and promotes food intake on a later TV free test meal Applied Cognitive Psychology DOI: 10.1002/acp.1760

Discussão - 4 comentários

1. Laís Xavier disse:

Na verdade, a distração afeta na memória e na satisfação das pessoas, além de terem dificuldades para se lembrar do que comeram após um tempo, elas também se sentem insatisfeitas. A memória desempenha um papel de regular o consumo de alimentos, e com a distração durante a alimentação, causa uma perturbação nesse sentido!

2. Com tanta tragédia que as TVs mostram, se alguém comer no horário dos noticiários (como eu), fica difícil comer muito.

3. SIDNEI disse:

ESTA MATÉRIA É VERDADEIRA, POIS O HABITO DE COMER EM FRENTE A TV NÃO É SOMENTE COMER, MAS SIM ALIMENTAR PROGRAMAS DE PÉSSIMA QUALIDADE, O NOSSO INCONSCIÊNTE É O ARQUIVO DA MEMORIA DO QUE GUARDAMOS, SEJA ELA BOA OU RUÍM, ALÉM DISTO QUEM FICA MUITO EM FRENTE DA TV PODE SER UM SEDENTÁRIO, POIS EXISTEM MUITAS COISAS MAIS BEM IMPORTANTES DO QUE TELEVISÃO, SEM CONTAR A QUALIDADE DA COMIDA QUE COMEMOS QUE É TAMBÉM PÉSSIMA, TEM MUITA GENTE QUE DISPERDIÇA SEU TEMPO COM BOBAGENS TELEVISIVAS QUE NÃO ACRESCETA NADA, E AINDA POR CIMA SE ALIMENTAM MAU PRA CARAMBA, PREJUDICANDO SEU BEM-ESTAR E SUA QUALIDADE DE VIDA.

4. tkau disse:

Pra mim é difícil acreditar em algo assim. Quando almoço, por exemplo, sempre ligo a TV e vejo as noticias no jornal local mas exatamente por ter uma distração (algumas vezes empecilho) eu acabo comendo mais lentamente e logo já estou sem fome mesmo tendo comido pouco. Após o almoço sempre faço alguma coisa, como me deitar, continuar na TV, computador, ou simplesmente vou pra aula. Todas essas atividades me distraem o suficiente pra que não sinta fome até a hora do café da tarde (17~18 hrs).
    O problema real dessas pessoas não seria a falta do que fazer?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM