Como as pessoas controlam outras
A análise do comportamento usa muito os termos “manipulação” e “controle” e isso causa muita estranheza entre os leigos e novatos pela conotação negativa destas palavras. Mas na verdade, o analista do comportamento está se referindo ao controle de variáveis que interferem no comportamento.
É importante para um professor saber como ter mais controle sobre sua turma, ou seja, que variáveis do meio ou de seu próprio comportamento ele pode alterar para melhorar o comportamento de sua turma. Assim como é importante para o terapeuta saber as variáveis que controlam o comportamento que traz tanto problema pro seu cliente. Em tudo que fazemos estamos sob controle de estímulos do ambiente.
No entanto, existe um tipo de controle que pode nos trazer efeitos colaterais indesejados: o controle aversivo. Este controle envolve a apresentação de um estímulo punitivo (como levar uma surra) ou a retirada de algo reforçador (como ficar de castigo ou perder acesso ao videogame).
Todos os organismos tendem a fugir ou evitar aquilo que lhes é aversivo, então neste tipo de controle a pessoa busca maneiras de evitar a consequência, o que não é nada agradável. O vídeo a seguir apresenta um exemplo (bem cômico) de controle aversivo:
O Panda usa da punição para que as pessoas façam o que ele quer. No final dá certo, o rapaz no supermercado compra seu queijo, mas não porque ele gosta e sim para evitar a punição. É o controle pelo medo.
Embora a punição funcione ela produz estresse e respostas emocionais negativas. A melhor alternativa sempre será o uso do reforço positivo. No entanto, infelizmente, muitas empresas e escolas funcionam quase que exclusivamente pelo controle aversivo…
Discussão - 5 comentários
E funciona uma propaganda que usa controle aversivo para vender?
Isso não é muito estranho?
Paula, a propaganda pra gente não é aversiva, pois é engraçada, acaba vendendo. Aversivo é o panda para as pessoas dentro da propaganda. Seria para nós se alguém estivesse no supermercado nos dizendo “COMPRE SENÃO EU TE BATO”, aí sim nos causaria desconforto.
Matéria interessante!!!
Todos possuem o instinto manipulador!
Muito boa a matéria!
ótima matéria!