Como as drogas interferem na percepção do tempo
Este vídeo incrível da BBC mostra dois ratinhos sob efeitos de diferentes drogas e como elas interferem na realização de uma tarefa. O objetivo dos pesquisadores era investigar como a droga interfere na percepção temporal do rato.
O experimento é bem simples: primeiro os ratos são treinados a pressionar uma barra após exatos 12 segundos, ganhando assim uma porçãozinha de comida. Para o teste realizado, um rato foi injetado com substâncias da maconha, outro com cocaína e um terceiro com salina (que não produz efeito nenhum).
O rato injetado com salina continuou fazendo o mesmo trabalho de sempre, pressionando a barra a cada 12 segundos. O injetado com cocaína, além de ter ficado um pouco hiperativo, pressionou a barra com apenas 8 segundos. E o rato injetado com a maconha pressionou a barra só após 16s.
Agora falta distinguir se o rato demorou para pressionar a barra porque teve a percepção do tempo alterada ou porque esqueceu o que tinha que fazer!
Discussão - 3 comentários
Olá,
muito legal o blog! Aproveito para divulgar meu blog, com eventos e cursos em psicologia em São Paulo!
Um abraço,
Carol
Hahaha… o Skinner pira!
Vale lembrar que as drogas estimulantes também atrapalham na autopreservação, onde o indivíduo não avalia as situações de risco.
Muito legal!! Para quem quiser entender melhor a relação:
http://portal.uned.es/pls/portal/docs/PAGE/UNED_MAIN/LAUNIVERSIDAD/UBICACIONES/02/DOCENTE/RICARDO_PELLON_SUAREZ_DE_PUGA/BLACKMAN%20%26%20PELL%C3%93N%201993.PDF