A Ciência pelos olhos da Profa. Dra. Ana Carolina Zeri (V.3, N.4, 2017)

Em 2012, eu fui em uma palestra da Dra. Ana Carolina Zeri. Antes de abrir a sua apresentação, o projetor mostrava a imagem da área de trabalho de seu computador. Algo que chamou a atenção da plateia, inclusive a minha, foi a quantidade de ícones de programas abertos na barra de ferramentas. Naquele momento, já ficou claro a versatilidade da Dra. Ana. Desde então, sempre foi muito curioso e enriquecedor ver a participação dela na ciência e em múltiplos projetos. Por isso, inspirada pelo trabalho dela, convidei a Dra. Ana para essa entrevista que se tornou valiosíssima.

Priscila Ferreira Slepicka

Bióloga e Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP com Pós-Doutorado pelo CSHL. Desde a adolescência, sou fascinada pela ciência e pela função das moléculas no sentido e beleza da vida. Agora, tenho a ambição de transmitir sob minha perspectiva a ciência pelo olhos delas. Apesar de eu nunca ter sofrido (ou ao menos sentido) preconceito direta ou indiretamente por ser mulher, as estatísticas permanecem alarmantes com relação ao elevado número de cientistas que sofrem por ainda serem a minoria em diversos aspectos profissionais. Neste 1 ano de contribuição para o blog aprendi que muitas pesquisadoras permanecem no nosso esquecimento e esse negligenciamento torna a história da ciência incompleta. Todos nós escritores ainda temos uma longa caminhada para mostrar a contribuição da mulher para o descobrimento da pesquisa e que, apesar de vivermos em um período de grande liberdade de expressão, cientistas ainda são silenciadas O blog Ciência pelos Olhos Delas permitiu que eu abrisse meus horizontes para escrever publicações sobre mulheres incríveis e tenho a convicção que o Blog ainda informará muitos fatos ocultos na história da contribuição da mulher para a ciência.