Como participar?

O projeto “Blogs de Ciência da Unicamp” é composto por voluntários que atuam como editores, criadores de conteúdo e mantenedores de um portal de blogs de divulgação científica.

Donos de blogs individuais agregados à rede, esses voluntários são responsáveis pelo seu conteúdo, que deve ser obrigatoriamente de Divulgação Científica (excluem-se aqui blogs de cunho pessoal ou de divulgação institucional).

Para integrar a rede como editor de um blog, é preciso participar do processo de integração que é realizado todos os semestres pelo voluntariado do Labjor e do EA2.

Abaixo, colocamos algumas informações sobre o projeto:

1. Alguns dados até o momento (nov/2017)

2. Que tipo de conteúdo é permitido nos blogs da rede?

É permitido apenas conteúdo de divulgação científica, o qual se distingue do texto jornalístico puro e da comunicação científica acadêmica.

Esse gênero textual tem como público-alvo o cidadão comum, não especializado.

Para entender melhor:

“A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos (resultados de pesquisas, relatos de experiências, etc.) em áreas específicas ou a elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes. A divulgação científica cumpre função primordial: democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica. [Ela] Contribui, portanto, para incluir os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem impactar sua vida e seu trabalho”. (Bueno, 2010)

Logo, dos blogs da rede, somente conteúdos de divulgação científica vão para o portal www.blogs.unicamp.br e para os demais meios de divulgação (Facebook, Twitter, G+).

3. Quem pode participar?

Toda a comunidade da Universidade Estadual de Campinas pode participar, mas somente docentes, pesquisadores, mestrandos, pós-doutorandos, doutorandos podem possuir um blog próprio.

Funcionários e graduandos podem integrar o projeto como voluntários de manutenção, de suporte e de divulgação, além de poderem participar de blogs de docentes, pesquisadores e pós-graduandos, sob a responsabilidade desses. Existem exceções, caso o funcionário ou graduando já possua um envolvimento comprovado com iniciativas de divulgação científica

4. Como funciona o voluntariado?

O projeto é todo conduzido por voluntários de diferentes áreas e categorias. Eles auxiliam na manutenção da plataforma, no apoio aos usuários da rede, na divulgação de conteúdo, e na aplicação do curso.

Aqui todos podem ajudar.

5. Quando e como são realizadas as integrações à rede

O interessado deve preencher o formulário abaixo e a coordenação do projeto convoca um grupo limitado para o processo de integração, que são encontros para discussão do projeto e funcionamento da plataforma.

Durante os encontros, além de entenderem os objetivos e o funcionamento do projeto, os candidatos a bloggers recebem acesso a seus blogs individuais e aprendem a mexer na ferramenta (caso necessitem). Eles também recebem uma introdução sobre os assuntos de divulgação científica nos meios tradicionais e de divulgação científica através de blogs.

6. Como funcionam o encontros

Os encontros ocorrem presencialmente e materiais complementares são passados virtualmente, caso necessário (vídeo aulas e tutoriais).

No primeiro dia do encontro (presencial e obrigatório), são dadas palestras sobre divulgação cientifica e blogging. Nos dias subsequentes, o interessado recebe informações sobre produção de texto, uso de imagens, direitos autorais e instruções de manuseio da plataforma. Alguns tutoriais são disponibilizados online, para atender àqueles que têm pouco tempo disponível para os encontros presenciais e também àqueles que têm dificuldades para se deslocar.

Além dos primeiros encontros, podem ser agendados períodos presenciais adicionais onde os interessados terão suas dúvidas sanadas, para que possam começar a produzir conteúdo em seus blogs sem dificuldades.

7. Próximo curso

8a Edição do Processo de Integração à Rede

Data dos encontros presenciais obrigatórios: 28 de novembro, das 9 as 17h e 29 de novembro, das 9 as 13h
Local: auditório do EA2 – Ciclo Básico 1 – UNICAMP
Ementa: Introdução à divulgação científica, Introdução ao mundo dos blogs, Introdução e utilização da ferramenta WordPress e seus recursos, Direitos e uso de Imagens, Estratégias de Divulgação, Qualidade do Texto e Integração ao Projeto.

8. Inscrição

As vagas são limitadas e a inscrição para o projeto não garante o direito de participação. Você receberá um e-mail sobre sua situação (inclusão ou lista de espera)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Se você quiser saber mais, ou se tiver interesse em se tornar voluntário do projeto, entre em contato através do e-mail blogs@ea2.unicamp.br.

Faça parte dessa equipe!

Share