A borboleta e as formigas I


Dando continuidade ao post sobre a teoria da Rainha de Copas, teremos mais um texto antes de falar sobre a relação entre a borboleta e as formigas que ela parasita.
A família Lycaenidae, segunda maior família da ordem Lepidoptera (a ordem das borboletas e mariposas), tem em muitas espécies, registros de interação com formigas. Em poucos casos, essa associação é obrigatória, e pode tomar muitas formas.
Estas espécies que interagem com formigas -mirmecófilas ou amigas das formigas- possuem diversos mecanismos que possibilitam isso. Desde uma cutícula mais grossa, até 20x em alguns casos, que pode ser bem útil quando se lida com insetos com mandíbulas poderosas, até órgão especiais, especializados tanto em comunicação química quanto acústica.
Os PCOs -pore cupola organs ou órgãos de cúpula com poro, numa tradução bem livre, os TO -tentacle organs ou órgãos tentáculo- e os DNO -dorsal nectary organ ou nectário dorsal- são órgão que emitem substãncias voláteis que podem apaziguar as formigas, permitindo assim que a lagarta permaneça no ambiente ocupado por elas, podem também atrair formigas e avisá-las sobre perigo, e até mesmo no caso dos nectários (DNO), secretar substâncias nutritivas que são consumidas pelas formigas (como na figura).
A secreção de substâncias pode inclusive ser regulada de acordo com a quantidade de lagartas presentes, nesse caso cada lagarta produz menos do que produziria se estivesse sozinha.

Algumas espécies passaram do multualismo para a predação, em alguns casos, as lagartas têm uma carapaça que as protege do ataque de formigas adultas, enquanto devoram pupas e ovos. Na figura acima você vê a Liphyra brassolis tanto de cima quanto de baixo, devorando formiguinhas indefesas. Fotos de Darlyne A. Murawski retiradas de uma reportagem da National Geographic sobre lagartas carnívoras muito boa.
Em casos mais extremos, algumas espécies conseguem parasitar formigueiros e serem alimentadas pelas formigas, como verdadeiros cucos, é o que veremos no próximo post:
http://scienceblogs.com.br/rainha/2008/01/a-borboleta-e-as-formigas-ii/
fontes:
THE ECOLOGY AND EVOLUTION OF ANT ASSOCIATION IN THE LYCAENIDAE (LEPIDOPTERA)
Naomi E. Pierce, Michael F. Braby, Alan Heath, David J. Lohman, John Mathew, Douglas B. Rand, Mark A. Travassos
Annual Review of Entomology 2002 47, 733-771

,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *