De bêbado não tem dono

Direto da Agência Fapesp:
“O consumo diário de álcool promove mudanças no comportamento sexual masculino. A afirmação é de um estudo feito por um grupo da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, publicada nesta quarta-feira (2/1) na PloS One, da Public Library of Science.
…Os pesquisadores administraram doses diárias de etanol a moscas-das-frutas de modo a simular o hábito do consumo freqüente de bebidas. O grupo investigou diversos fatores que influenciam os efeitos do etanol, como experiência anterior, idade e características genéticas e celulares.

Uma das descobertas da equipe foi que machos submetidos diariamente ao álcool, que tipicamente cortejam fêmeas, passaram também a cortejar ativamente outros machos. “Identificamos moléculas fundamentais para a desinibição induzida pelo álcool e verificamos que a dopamina é um mediador-chave para a corte induzida entre machos”, explicou Han.

Outra conclusão do estudo é que a exposição repetida ao etanol fez com que machos passassem a procurar com maior freqüência a relação com outros machos. “Se um comportamento como o consumo de álcool se torna mais prazeroso à medida que ele se torna mais freqüente, há maiores chances de que os indivíduos continuem a repeti-lo”, disse Han.”

Nada como a ciência para confirmar dois ditos populares de uma vez, o do título e “não existe mulher feia, você que está sóbrio demais”.
Quero ver agora quando mostrar isso pro pessoal que se orgulha de encher a cara no carnaval, e perguntar depois se eles lembram bem do que fizeram…