Sempre uma questão de status



Direto da Folha de São Paulo:

Preço alto faz cérebro sentir mais prazer com vinho, mostra estudo
A desculpa esfarrapada do consumista inveterado foi agora demonstrada verdadeira, pelo menos segundo reações do cérebro de 20 voluntários em um estudo nos EUA. Bastou dizer que um vinho era mais caro que outro para as “cobaias” humanas acharem que ele era mais gostoso –mesmo quando se tratava da mesmíssima bebida. Péssima notícia para os amantes do vinho, excelente para os profissionais de marketing.
[…]As bebidas apresentadas como caras, no final, tinham recebido notas maiores mesmo que fossem baratas; mas a maior atividade cerebral indicava que havia real aumento do prazer.”

Me lembrou de um evento que causa o contrário, estou andando no Carrefour e passo por um produto, digamos frango congelado, por R$3 na promoção, um pessoal passa, olha, alguns levam mas nada demais. Em seguida, o locutor fica dez minutos anunciando que vai haver uma grande promoção, fazendo inclusive contagem regressiva e avisando que a promoção vai durar apenas vinte minutos. Quando ele anuncia a promoção, eu ouço “- Frango congelado por apenas R$3” e o pessoal ensandecido corre para comprar, naquela sequência estouro de boiada, quando um passa correndo todos começam a correr também e em minutos acabou o frango. E é claro que depois de uma hora fazendo compras quando passarem no caixa o preço do frango ainda vai ser R$3, por mais que a “promoção” durasse apenas três minutos.

Nada como uma boa expectativa para mudar o que você realmente está vendo. e quero ver alguém comprar o canivete da foto pela utilidade, e não pelo preço!

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