A vida das plantas

Mais um documentário recomendado, desta vez o Vida Privada das Plantas. Lançado em 1995, é um dos primeiros a apresentar aquelas imagens aceleradas, onde ele gravam duas semanas de crescimento de uma plantinha e passam isso em meio minuto. Narrado adivinha por quem? David Attenborough, claro! São seis episódios, todos ótimos, recomendo os episódios Crescimento e Competição Social. Inclusive aquela cena das plantas carnívoras que disse serem do Planeta Terra são deste documentário.

O esquema vocês já conhecem, o torrent se encontra aqui e as legendas com certeza você encontra no Legendas.tv. Abaixo um vídeo com algumas cenas, destaque para as sementes sendo lançadas.

Outro v√≠deo com cenas de fungos crescendo (o primeiro parecia uma couve-flor) aqui. A cena da jarro-tit√£ ou planta cad√°ver (titan arum – Amorphophallus titanum), aquela infloresc√™ncia enorme e linda, que pode pesar at√© 70 quilos e chegar a tr√™s metros de altura, abre duas ou tr√™s vezes, geralmente os jardins bot√Ęnicos que a cultivam fazem eventos para atrair o p√ļblico. O que ningu√©m conta √© o porqu√™ do nome dela,confira aqui.

, ,

4 responses to “A vida das plantas”

1. Olá, obrigado pelos documentários e por divulgar ciência. Até coloquei o blog nos meus favoritos. Eu sempre pesquiso e baixo documentários, sobre ciência e filosofia principalmente. Recentemente assisti um bem interessante. Se chama CRIATURAS INCRIVEIS. Sabe de quem o fez? O dr. Jobe Martin. Este homem é um cientista criacionista (isto é possivel?) que afirma que a evolução é uma fraude. Sabe o que é pior: esse homem apresenta argumentos coerentes contra a teoria da evolução. Isto é grave, gravíssimo, percebe? Como podemos durmir em paz sem termos uma explicação plausível da origem da vida? A minha manifestação é no sentido de descobrir o que os cientistas acham disso, o que estão fazendo para tapar as possiveis brechas dessa teoria da evolução Рconsiderando que a fala do documentário esteja correta -, se estão pesquisando, ou se apenas não consideram o argumento do sr. Martin. Se não viu assista esse documentário.

2. @Lucas,
    A biologia já desqualificou qualquer proposição testável dos criacionistas, mas eles continuam insistindo. Daí o aparente descaso, o que tinha pra ser discutido já foi. Brigado pela dica, vou dar uma procurada!