A dilatação da água


Coca-cola congelada Graças à estrutura cristalina da água o gelo flutua. Pode parecer meio óbivio dizer que o gelo flutua, mas isso não deveria acontecer. Na maioria das substâncias, quanto menor a agitação das moléculas (em temperaturas menores) mais próximas elas estão e mais densa a substância fica. Já na água, ao cristalizar, por causa de suas pontes de hidrogênio as moléculas se afastam, de maneira que o gelo é menos denso do que a água líquida. Ou seja, quando a água começa a congelar ela se expande, por mais que você tenha esquecido ela dentro de uma garrafa de vidro, como eu fiz.
Fiquei traumatizado com a foto da tartaruga que a Paula colocou no blog dela e resolvi usar embalagens de vidro para quando desse vontade de tomar Coca-Cola… mas não deu muito certo deixá-la no congelador para esfriar mais rápido.


One response to “A dilatação da água”

  1. Interreçante, algo tão comum na vida cotidiana, ter uma explicação tão ampla. Não paramos para pensar o que causa essas coisas normalmente tão óbvias. E, no meu caso, levei vantagem em ter uma pessoa disposta a parar, pensar, e escrever sobre isso… me ajudou no trabalho escolar ^^.
    Kkk…valeu!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *