O albinismo, doença onde não ocorre produção de pigmentos, nos animais geralmente ocorre quando há um problema na síntese de melanina. A melanina é um pigmento que além de absorver radiação ultravioleta, protegendo o organismo, também dá as diferentes tonalidades do cabelo, pele e olhos. A forma mais comum de albinismo se dá quando o animal tem uma mutação na enzima tirosinase que cataliza a oxidação do aminoácido tirosina no pigmento melanina -processo que pode acontecer quando você deixa um vegetal cortado exposto e ele escurece. Sem a melanina, não há pigmentação e nem proteção contra os raios ultravioleta, motivo pelo qual albinos precisam se proteger do sol, e isso pode acontecer com diversos animais, não só o ser humano, acompanhe na galeria abaixo:
Esquilos também podem ser albinos, e há inclusive a Associação Internacional de Proteção do Esquilo Albino, na constante busca dos direitos dos esquilos albinos! Sério, o primeiro de abril já foi!
Essa foca, a Whitebeam foi resgatada da praia e tratada, estava com vermes no pulmão, o que dificultava seu mergulho e a impedia de se alimentar bem.
Copinho de Neve foi uma celebridade do zoológico de Barcelona, viveu 39 anos e morreu por causa de um câncer de pele, condição frequente dos que não tem melanina.
Existem também chimpanzés albinos, como o Pinky, de um santuário de chimpanzés de Serra Leoa
O penguim Snowdrop, ou pingo de neve era o único penguim albino de zoológico, vivia no zoológico Bristol Zoo, em Bristol na Inglaterra, e aparentemente não era encarado como diferente pelos seus companheiros, morreu em 2004.
O zoológico de Connecticut tem um pavão real albino, que mesmo sem cores é muito bonito. tem inclusive vídeos dele.
E o Aquário de São Paulo (que fiquei com bastante vontade de visitar) tem jacarés albinos. Alguns ficaram famosos lá fora por terem sido roubados da Universidade Federal do Mato Grosso.
Essa rã foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Hiroshima para que não tivessem pigmentos, de maneira que facilitassem a visualização de seus órgãos e evitassem a dissecção de animais.
E não percam, na semana que vem muitos outros…
Acabou saindo um post bem no estilo Mundo Gump.
Albinismo I

12 responses to “Albinismo I”
Adoreiii!!! Tá um look supermoderno!!
Mas qq te deu na cabeça de mudar de blog? 😀
Eu fui pro zoológico de Barcelona uma semana após a morte da gorila albina… uma pena!
Ficou muito bom seu novo blog, parabéns
Abraço e Sucesso
Olá!
Sim, eu li que estava de mudança mas, não comsegui abrir a página no explorer nem no firefox. Por isso achei que ainda não estava no ar. Assim, dediquei o selo pro TH da mesma forma. Se quiser, já que o selo é seu, leve-o para o Rainha. Seu blog é excelente e gostaria que meus amigos o vissem também.
Sucesso e beijos.
Trabalho com um produtor de artes/fotógrago e estamos em busca de animais albinos para serem fotografados …. Se alguém souber de algum por favor entre em contato . Obrigada !
Meu e-mail : patricia_freitas_30@hotmail.com
Gostei muito!Tenho uma gata albina,de facto a pele é o calcanhar de aquiles!
O surgimento do homem branco pode ter sido desta doênça?
@Vinicius,
O tom de pele dos brancos é dado por menos melanina, o que mudou foi a quantidade produzida. Já os albinos não produzem melanina nenhuma.
mto bom o seu blog , mas vc bem q podia acresentar mais informaçoes , pois eu stava fazendo uma pesquisa sobre os albinos (principalmente humanos ) mas n achei nenhuma informação Relevante….
Afinal , q albinos n possuem melanina , todos ( ou quase…)
ja sabem.
bleeeeeeeeeeeeeeerrrrgggggggghhhh
so uma pergunta….
qual o motivo d demorar pra postar.. assim , eu n entendo NADA d blog , mas eu queria saber …..
Ha! e outra foto boa pra publicar seria o do mosquito albino
olha ness site tem uma imagem:
madeiraviva.blogspot.com
eu.votaria.para.o.pulitico.qui.consegir.
despoluir.realmente.acidade