Eu já tinha lido no Tetrapod Zoology que águias conseguem levantar um presa de até 40kg, mas não tinha assimilado a cena. Realmente impressionante! Vi no Chongas. Atualizando: eu já li no Tetrapod Zoology que águias podem matar animais bem pesados (até 100 kg segundoo blog), mas isso não quer dizer que elas carreguem! Brigado Luciano pelas dicas (descobiu até que fez a filmagem) e que quiser ver a correção pelo Tetrapod Zoology é só clicar aqui. Será que entra para a categoria “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”?
6 responses to “Praticando asa-delta”
Wow, a gente fica fora por alguns dias e olha só, que mudança…
Adorei a casa nova. Vou linkar no Polegar o quanto antes.
Abraços.
Fiquei muito surpreso quando vi este vídeo pela primeira vez, muito embora saiba que harpias eventualmente predam animais tão grandes quanto carneiros (veja foto em caapora.blogspot.com). Acabei descobrindo que este vídeo é na verdade uma “montagem”. Na primeira cena, quando ainda esta vivo, o carneiro está amarrado. Logo depois há um corte na cena e então aparece a águia carregando o animal que já estava morto, repare que ele não se move.
Parabéns pelo Blog, muito bom!
Então Luciano, revi o filme e parta mim ela ainda parece lutar quando a águia tira ela da encosta… não duvido que tenham sido diferentes ataques para conseguirem mais de uma tomada legal, agora não sei se a águia atacaria uma cabra morta.
Oi Atila,
A filmagem é de autoria de Féliz Rodríguez de la Fuente, um famoso naturalista espanhol lá dos idos de 1970. Pode ser até que seja verdade, mas o mais provável, e que segundo alguns foi até provado, é que a águia em questão tenha sido treinada através de falcoaria e que a cena tenha sido produzida da forma como eu disse no outro cometário.
Aquele abraço!
Realmente quando fui procurar outros vídeos no youtube vários deles eram com águias treinadas atacando presas que os próprios treinadores liberaram… bem lembrado!
Falando nisso, a correção veio de fora…