Muito pior do que cogumelo alucinógeno


cordyceps.jpg
crédito: myriorama
O gênero Cordyceps é um gênero formado por fungos parasitas, a grande maioria ataca insetos. Curiosamente uma das espécies parasita raízes de plantas, e o que dá uma pista de como ele pode ter saltado de um reino para outro é o fato de que espécies próximas parasitam cigarras, cujas ninfas sugam a seiva de raízes no solo. Dentro do animal o fungo cresce hifas que digerem e absorvem seu conteúdo, e quando maduro, brota um cogumelo, sua estrutura reprodutora.
Na culinária oriental, principalmente na China, são considerados iguarias e também são utilizados como remédio. De algumas espécies já foram isoladas drogas como a ciclosporina, supressora de sistema imune, que deve facilitar a permanência do fungo dentro do inseto, usada atualmente para prevenir rejeição de órgãos transplantados.As coisas ficam mais interessantes quendo investigamos como esses fungos podem manipular o hospedeiro para melhorar as chances de seus esporos serem lançados com sucesso.
Algumas espécies de cordyceps podem forçar seu hospediro a se dirigir a algum lugar que facilite a dispersão dos esporos, aumentando assim as chances de que seus esporos infectem novos hospedeiros – como o verme que obriga o caramujo a se expor mais ao pássaro que será infectado.Abaixo um vídeo do maravilhoso documentário Planeta Terra, episódio florestas tropicais, onde vemos uma formiga infectada escalando uma árvore para morrer e servir de substrato para o fungo.


5 responses to “Muito pior do que cogumelo alucinógeno”

  1. Aaaahhhh!!! Que vídeo lindo… Belíssimo blog caraaaa!!! Ainda bem que vc é viciado em informação, assim compartilha com a gente. Faço mestrado em Genética e Biologia Molecular mas sou apaixonada por tudo em Ciências Biológicas. Abraços

  2. Bom, já se passaram quase três anos entre a última postagem e a minha, então dando continuidade ao conteúdo muito bom do Átila, imagino que agora Dr. Átila, nem tudo é assustador nesse fungo, pois, por incrível que pareça há especialistas que atribuem à ele um certo controle sobre a super população de algumas espécieis e podem ser utilizados no controle biológico de pragas de insetos. Parabéns pelo blog.
    Sidney – RJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *