Não é só o Ronaldo…

As orquídeas são plantas sensacionais, não apenas visualmente, evolutivamente também. Muitas orquídeas são capazes de imitar cores e cheiros de fêmeas de insetos e com isso atrair o macho sedento, que ao tentar copular com a flor, transporta o pólen. Por causa da pressão seletiva as orquídeas são capazes de imitar perfeitamente o cheiro da fêmea, ou não…
Estudando orquídeas da espécie Ophrys exaltata, cientistas descobriram que havia uma grande variação na composição de sustâncias utilizadas para imitar a fêmea da abelha Colletes cunicularius. Isso levantou a questão de porque haveria a variação, se as fêmeas desta espécie de abelha costumam ter uma composição de cheiro uniforme. A culpa é dos machos. Como quase não há diferença entre as abelhas fêmeas, os machos têm preferência por odores ligeiramente diferentes, indicadores de uma maior variedade genética, que pode favorecer o sucesso da geração seguinte. O que a orquídea faz então é explorar essa “vontade de dar uma variada” dos machos, como você pode perceber pela voracidade do macho no vídeo abaixo, mais um pego no flagra levando gato por lebre. Ninguém está mais impune depois do Youtube.

fonte:
Afarensis
Nicolas J. Vereecken and Florian P. Schiestl
The evolution of imperfect floral mimicry