Quatro folhas é para fracos!


trevo de 21 folhas
Um agricultor japonês chamado Shigeo Obara quebrou o próprio recorde do Guinness de número de folhas em um travo. Seu recorde anterior era de 18 folhas, e o trevo da foto que ele acaba de cultivar tem 21 folhas! Se quatro folhas já traziam sorte, o que 21 podem trazer?
Vi no Pink Tentacle.


3 responses to “Quatro folhas é para fracos!”

  1. Caro Átila: saudações!
    Meu nome é Maurício Zahn, sou professor de matemática da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, RS. Estou escrevendo um material a respeito da sequência de Fibonacci: (1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,…), na qual, cada termo, a partir do segundo, é igual à soma dos dois termos anteriores. O interessante é que na natureza muitas coisas envolvem esta sequência. Um trevo de 3 folhas, ou 21, como você apresentou em seu blog. Algumas árvores também se ramificam dessa forma: primeiro um galho, depois dois, três, cinco… Em geral, margaridas possuem 13, 21 ou 34 pétalas. Gostaria de saber se conheces algum resultado referente a isto em animais ou se já leste algo a respeito da sequência de Fibonacci (e a razão áurea também, que está interligada a isto). Se puderes me dar alguma informação, ficarei grato.
    Posso citar esta foto do trevo de 21 folhas em meu trabalho? Citarei a fonte (seu site).
    Desde já agradeço sua atenção.

  2. @Maurício,
    Fico muito feliz por você encontrar o Rainha buscando por material. Infelizmente não tenho nada sobre a série de Fibonacci, mas o Kentaro tem (http://scienceblogs.com.br/100nexos/2009/06/espiral_urea.php).
    Quanto ao Trevo, fique à vontade!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *