Um cientista na minha vida (ou quase!)

Um cientista na minha vida
Este post faz parte do Carnaval “Um cientista em minha vida”:
Refleti bastante sobre quem eu gostaria de tratar nesse carnaval e cheguei à conclusão de que o melhor seria não falar de um cientista. Já me explico. Queria falar sobre os cientistas que me fizeram optar pela biologia quando me dei conta que sempre quis fazer biologia, eles só reforçaram a vontade. Desde que me dou por gente gosto de saber sobre a natureza, tive vários livros sobre animais, colecionei as revistas Dinossauros e Mini Monstros , assisti muito Mundo de Beakman e frequentei quase que diariamente o laboratório do colégio, uma vez que estudava em período integral e tinha a tarde toda para isso. Mas cheguei à conclusão de que devo tratar de outra pessoa.
Carl Zimmer
Carl Zimmer, esse √© o cara! Jornalista de forma√ß√£o, o que me deixa mais impressionado, n√£o pelo fato de ele ser jornalista, mas simpelo fato de n√£o ser bi√≥logo e ter um conhecimento t√£o vasto. Escreve “apenas”para o The New York Times, para as revistas Nature, Science, Discovery, National Geographic, enfim s√≥ nos melhores lugares poss√≠veis. Tive contato com seus livros pela primeira vez lendo “O Livro de Ouro da Evolu√ß√£o” que recomendo para todos que tenham gosto pela biologia. Al√©m de escrever de maneira evolvente, ele √© capaz de transmitir os fundamentos da teoria evolutiva de maneira muito clara e correta, e acreditem isso √© bem dif√≠cil.
A gradua√ß√£o foi passando, eu n√£o conseguia escolher uma √°rea dentro de biologia para seguir, antes foi muito f√°cil, enquanto todos antes do vestibular tinham d√ļvidas da carreira eu estava l√°, resoluto, vou fazer biologia. Por√©m na gradua√ß√£o n√£o conseguia optar por nenhuma √°rea, todas me pareciam igualmente atraentes. Quando fui buscar uma p√≥s-gradua√ß√£o, percebi que o que me atraia na biologia era a evolu√ß√£o, uma vez que ela integra todas as √°reas. E nada melhor para estudar evolu√ß√£o do que v√≠rus, pense que HIV tem uma taxa de muta√ß√£o quase um milh√£o de vezes maior que a nossa, e sua popula√ß√£o pode chegar a 10 bilh√Ķes de v√≠rus em uma √ļnica pessoa. Ta√≠, um v√≠rus importante, e com caracter√≠sticas que me interessam.
Eis que no fim da gradua√ß√£o, j√° no laborat√≥rio em que estou at√© hoje, tenho contato com o blog The Loom, do Carl Zimmer. Caramba, o cara al√©m de escrever um √≥timo livro ainda tem muitos outros, e mant√©m um blog? Quer dizer que existem blogs que tratam de ci√™ncia? Desde ent√£o meu enfoque mudou… continuo apaixonado por ci√™ncia, mas descobri que tamb√©m posso escrever sobre ela! Ent√£o me motivei a montar um blog (que acabou se concretizando com um empurr√£o do Rafael) e descobri um lado da ci√™ncia que desconhecia at√© ent√£o.
Recomendo a todos que entendam ingl√™s o blog dele, o site pessoal e os livros n√£o publicados aqui. No Brasil foram lan√ßados “O Livro de Ouro da Evolu√ß√£o”, “√Ä beira D’√°gua” onde ele trata da evolu√ß√£o, focando na transi√ß√£o da √°gua para o ambientes terrestre e da transi√ß√£o inversa, como no caso da baleia e por fim “A fant√°stica hist√≥ria do c√©rebro” onde trata da evolu√ß√£o do c√©rebro nos homin√≠deos. Em tempos onde a Teoria da Evolu√ß√£o √© combatida com argumentos sem fundamento cient√≠fico, mas carregados de fundamentos sentimentais, trat√°-la com tanta lucidez e tanto conhecimento √© essencial.

,

13 responses to “Um cientista na minha vida (ou quase!)”

1. Fiquei bastante interessada. Embora minha área seja TOTALMENTE distinta (Direito), eu sempre gostei muito de biologia. E a exemplo do próprio Carl Zimmer, que eu não conhecia, gosto dessa interdisciplinaridade (Humanas + Biológicas).
    Vlw o post! ūüėČ

2. Caros, cheguei atrasado, mas acho que consegui escrever algo √ļtil para o carnaval. Quanto √† escolha de Zimmer, √© mais do que adequada: mais importante, nos tempos de hoje, do que fazer ci√™ncia √© divulgar ci√™ncia. Minha escolha tamb√©m vai um pouco por a√≠…
    Um abraço!

3. Ainda n√£o li o Carl Zimmer mas ouvi muitas recomenda√ß√Ķes, vindas inclusive de hippies que dizem ser importante repensarmos nossa dieta para ter uma boa harmonia com nossos parasitas.
    Coincid√™ncia foi ver a import√Ęncia do Zimmer na forma√ß√£o e nos projetos do √Ātila! Bacana!!!