Mais uma arma na guerra biológica:
Fungos são capazes de usar um “canhão” de água gerado por osmose para lançar seus esporos para longe. O processo consiste num acúmulo de íons e açucares na câmara que retém o esporo, chamada esporângio, promovendo a entrada de água e aumento de pressão.
Usando câmeras especiais que conseguem gravar filmes em até 250 mil frames por segundo (pouco mais de 10 mil vezes mais rápido do que enxergamos) registraram em detalhes o lançamento de esporos de fungos coprófilos, que crescem nas fezes de herbívoros. Através da análise dos vídeos foi possível determinar que os fungos são capazes de acelerar seus esporos a 180 mil g, a maior aceleração produzida por um ser vivo, atingindo uma velocidade final de até 90km/h.
No vídeo abaixo o lançamento do esporo do fungo Pilobolus kleinii, filmado a 50 mil fps. O esporo tem cerca de um décimo de milímetro e percorre até 2,5 metros, o equivalente a lançar uma bola de futebol a distância de mais de 5 quilômetros. Aproveite a música e veja esse canhão em ação:

Fonte:

Yafetto L, Carroll L, Cui Y, Davis DJ, Fischer MWF, et al. 2008 The Fastest Flights in Nature: High-Speed Spore Discharge Mechanisms among Fungi. PLoS ONE 3(9): e3237 doi:10.1371/journal.pone.0003237

Skip to content