Carne!


Ok, a resposta do enigma passado é uma lagarta, mas o que ela estava fazendo? Caçando!

©Peter Oboyski

Para quem está acostumado com lagartas que se alimentam de folhas, flores e outras partes vegetais, algumas lagartas do gênero Eupithecia são uma surpresa.
As especies havaianas são descendentes lagartas que se possuem o reflexo defensivo de agarrar o agressor e vivem em um ambiente desprovido de muitos tipos de insetos predadores Рo oceano ao redor é uma barreira geográfica imensa. Uma ótima receita para o surgimento de lagartas carnívoras.

As especies carnívoras ficam paradas nas folhas com essa postura ereta e quando um inseto encosta na base do corpo, elas rapidamente se curvam e atacam.

A especiação de organismos isolados em ilhas é um fenomeno bem comum. A ausência de certos predadores e parasitas muda a pressão evolutiva e seres vivos diferentes começam a aparecer. Das mais de mil especies de Eupithecia ao redor do mundo, apenas as havaianas são carnivoras, totalizando 6 das 8 espécies encontradas no Havaí.

Fonte:

Montgomery, Steven L. “Carnivorous caterpillars: the behavior, biogeography and conservation of Eupithecia (Lepidoptera: Geometridae) in the Hawaiian Islands.” GeoJournal 7, no. 6 (November 1, 1983): 549-556. doi:10.1007/BF00218529

,

2 responses to “Carne!”

  1. Adorei!
    Ali√°s, tenho que dizer que descobri seu blog hoje (ainda n√£o sei como) e estou fascinada!
    Estou adorando praticamente tudo que estou lendo..Queria parabeniz√°-lo!
    Um grande abraço
    Roberta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *