Bastam pistas


corpo.jpg

Nosso cérebro é mesmo impressionante. Para ter uma noção de como ele preenche o mundo à nossa volta com significado, clique na imagem acima e veja como, com apenas 15 pontinhos se movimentando, conseguimos ver um corpo em movimento. E mais, mexendo nos controles, é possível deixar o andar mais masculino, feminino, alegre, tenso, e é clara a diferença.

Para distinguir um gato, são necessários mais alguns pontos. E não só percebemos uma pessoa, como fazemos isso apesar de um bom ruído atrapalhando, é só deixar a opção

masked acionada neste link.

Trata-se do Biomotion Lab, um laborat√≥rio que estuda percep√ß√£o de movimento, atrav√©s de grava√ß√Ķes com volunt√°rios vestindo pontos que s√£o gravados pelo computador. Da mesma forma que fazem para que personagens de jogos tenham movimentos mais naturais. Eles t√™m mais uma s√©rie de exemplos, inclusive experimentos para voc√™ ajud√°-los respondendo a perguntas.

Vi no Not Exactly Rocket Science, onde ele discute muito bem como crianças autistas percebem o movimento de forma diferente.

,

One response to “Bastam pistas”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *