Bastam pistas


corpo.jpg

Nosso cérebro é mesmo impressionante. Para ter uma noção de como ele preenche o mundo à nossa volta com significado, clique na imagem acima e veja como, com apenas 15 pontinhos se movimentando, conseguimos ver um corpo em movimento. E mais, mexendo nos controles, é possível deixar o andar mais masculino, feminino, alegre, tenso, e é clara a diferença.

Para distinguir um gato, são necessários mais alguns pontos. E não só percebemos uma pessoa, como fazemos isso apesar de um bom ruído atrapalhando, é só deixar a opção

masked acionada neste link.

Trata-se do Biomotion Lab, um laboratório que estuda percepção de movimento, através de gravações com voluntários vestindo pontos que são gravados pelo computador. Da mesma forma que fazem para que personagens de jogos tenham movimentos mais naturais. Eles têm mais uma série de exemplos, inclusive experimentos para você ajudá-los respondendo a perguntas.

Vi no Not Exactly Rocket Science, onde ele discute muito bem como crianças autistas percebem o movimento de forma diferente.

,

One response to “Bastam pistas”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *