plos_pearls.jpg

A revista PLoS Pathogens teve uma idéia fantástica. O Pearls reune artigos considerados pérolas, por terem um cunho mais educativo, porque são mais didáticos e tratam de assuntos chave.  A idéia é fazer uma ponte entre artigos científicos e livros didáticos. Textos curtos, que vão ajudar principalmente quem está começando em uma área.

Quando comecei a estudar o HIV, senti o trabalho que é querer se aprofundar em uma área. Existe um grande vazio entre textos bem simples e didáticos e texto científicos, que já tratam de um conteúdo bem avançado. E nessas horas, não é difícil deixarmos de lado algum conceito importante, do qual só damos falta mais tarde.

Por isso gostei muito da iniciativa da PLoS (mais uma de várias coisas fantásticas que eles tão fazendo). Gostei tanto que me propus a traduzir os artigos. E o pessoal da PLoS Pathogens topou disponibilizar o artigo traduzido junto do original! Claro que eu não vou ter tempo de fazer isso sozinho. Você pode ajudar.

Portanto, se você achava ruim só encontrar artigos em inglês no começo da graduação, essa é sua chance de ajudar o próximo. Se você já trabalha na área e está com o inglês em dia, ajude a traduzir os textos da Pearls. Um mês antes dos artigos serem publicados (e são 1 ou 2 artigos por mês), eles nos serão enviados para tradução. Isso claro, depois de aceitar o termo de confidência, temos que respeitar o embargo antes da publicação.

Se você estiver disposto ou souber de alguém que está, deixe um comentário aqui!

Skip to content