Evolução Criativa


Hoje, em uma manobra inédita neste blog, farei uma resenha de um livro que eu não li! E aposto que será a melhor resenha que você encontra nas internets:

evolucao_criativa.jpg

Resolvi aproveitar minhas economias para comprar o ótimo livro “Evolução” de Mark Ridley. Para minha surpresa, quando busquei evolução nos sites da Fnac e da Saraiva (clique para ver o resultado da busca), a primeira sugestão que apareceu foi este livro aí em cima. Nas lojas físicas, a mesma coisa, tanto a Saraiva quanto a Fnac exibiam o livro orgulhosamente, mas não o vi na livraria Cultura – já imaginam em qual delas eu pretendo voltar com mais frequência.

Afinal, por que eu compraria um livro completíssimo e denso como o do Ridley, quando posso comprar uma discussão consistente da teoria evolutiva escrita pelo renomado físico quântico (!)
Amit Goswami, responsável por outras besteiras de dar nó no estômago discussões fantásticas como o Quem Somos Nós?. Dica: se você vir um livro de evolução escrito por físicos quânticos, matématicos, engenheiros ou outros de áreas não biológicas, corra! As chances de ser uma besteira enorme são grandes. O último bom livro de biológicas escrito por um físico que li foi “O que é vida” de ninguém menos que o assassino de gatinhos Erwin Shrödinger, e é de 1944.

Entrei em contato com a editora do livro, explicando que tinha um blog de ciência, cujo tema principal é evolução, e disse que eu gostaria de receber um exemplar do livro para resenhar. Sabendo que trato de evolução, eles tomaram a decisão mais sensata, não me mandaram cópia nenhuma. Então, ao melhor estilo Sílvio Santos, resolvi fazer uma resenha completa do livro, mesmo sem lê-lo:

bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, Existem lacunas no registro fóssil, logo, a única opção restante indica que a física quântica liga isso à mente de Deus, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, na física quântica, o tempo é não linear, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, Citações de Einstein completamente parciais e fora de contexto, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, Um monte de balela de física quântica completamente absurda e tão surreal que quem ler este livro vai desligar o cérebro antes de se perguntar se aquilo é verdade, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla,bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, mais picaretagem disfarçada de ciência, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, acredite e tudo que você quer cairá no seu colo bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, já não publico um artigo científico há 20 anos e estou naquele ponto do fim da carreira em que começo a escrotizar e falar qualquer coisa, já que o máximo que podem fazer é esperar eu morrer para me contestar, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla,bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla,
bla, bla, bla, bla, estamos todos unidos pelos elétrons neste universo quântico.

Assim, com este resumo completíssimo, espero que vocês não precisem gastar um centavo nesta pérola. Para entender um bom motivo para não mandarem o livro para alguém que minimanente entende o que ele quer refutar, e como funciona o engodo do termo quântico, veja este vídeo:

,

24 responses to “Evolução Criativa”

  1. Ótima resenha mesmo, bastante esclarecedora.
    Parece que estou lendo livro.
    Agora uma crítica: tem um “blá” ali que você deixou passar mas que tem acento.
    Antes de criticar, aprenda a escrever.

  2. Se o senhor não capta o sotaque indiano do autor, não venha me culpar. Antes de criticar, aprenda a ouvir.

  3. blah blah blah com cara de quem está cheirando pum, ajeita os óculos,blahblahblah blahblah blahblahlah blah ! blahblahblah, blah portanto blah
    aproweito e agradeço o inesquecíwel e internacional blahblahblahblah!!!!
    com certeza indicarei o precioso blah-texto a alguns blah-amigos, esparsos por esse blah-mundo!
    ass: blah-lulu

  4. Eu quase tive um ataque cardíaco quando entrei na Livraria da Travessa (uma das mais conceituadas aqui do Rio) e vi o destaque da parte de ciência. Adivinha qual era? A evolução criativa, lógico!
    Só rindo mesmo, para não chorar…

  5. Bem não posso discordar totalmente (infelizmente) mas ao mesmo tempo naum posso te parabenizar uma vez que considerei seu post de extremo mal gosto,com essa sua postura preconceituosa e presunçosa.
    Gosto muito do seu blog porem naum pude ficar cakadoperante essa sua postura um tanto quanto inesperada por mim..
    atenciosamente

  6. José, o fato de você ficar surpreso com este post, explica bastante coisa. Não costumo escrever assim, muito menos sobre algo que não li, então você calcula o quanto isso me tirou do sério.
    Teorias científicas são apresentadas em artigos, revisados por outros cientistas, não livros. Mas vou parar por aqui, acho que já disse o suficiente no texto. 🙂

  7. Antes de mais nada não sou nada religioso, mas acredito que justamente para defendermos a ciência não deveríamos agir dessa maneira, mas contestar o livro com fatos e argumentos sólidos. Tomarei esse post como humorístico, e só.

  8. Sabe, eu acho que a ciencia é linear demais.. sei la.. ela descredita tudo que nao faça parte da sequência lógica de descobertas.. mas o conhecimento nao é linear.. a gente as vezes descobre que estávamos errados com relação a algo sobre o qual tínhamos certeza absoluta, e alguem ja sabia disso muito antes.. eu nao conheço mto a fisica quantica pra argumentar a favor dela, mas sei que a propria noção de espaço e tempo nao é constante no universo. Entao vejo a fisica quantica como uma janelinha pra descrever fenomenos sob essa outra optica.
    Eu li uma vez que o relativismo só pode ser aplicado a espaços absurdamente grandes, a fisica classica a uma escala intermediaria, e a fisica quantica a escala subatomica. Me parece que nessas diferentes escalas as coisas seguem leis diferentes. Você concorda com isso?
    E ainda com relação a conhecimentos que a ciencia repudia, eu acho que os resultados obtidos por meio de medicina alternativa podem ser bem surpreendentes. Eu ja fiz tratamentos homeopaticos que deram certo. Placebo? que seja, mas funcionou.. (pensamento positivo entao tem fundamento). Se depois de todos esses anos a homeopatia continua sendo utilizada é pq os indices de cura com ela nao sao insignificantes.. e melhor, nao vem carregada de reaçoes adversas como os medicamentos da medicina tradicional.

  9. Caro Átila,
    Parabéns! Mil vezes parabéns! Você conseguiu até atrair uns defensores do Goswami e da homeopatia… A esses você deveria dizer: por favor, vão se informar melhor! E se alguém não acredita na ciência tradicional, para não ser hipócrita há sempre opções alternativas: basta não usar celular, não tomar antibióticos, não ver televisão, não acessar internet, não usar xampu e condicionador e coisas assim…
    Um abraço!
    PS: cara Natália, você sabe a diferença entre “relativismo” e relatividade?

  10. Muito bom! Parabéns por esse vídeo!
    Eu sou mestrando em Antropologia e você não faz idéia do quanto eu “sofro” escutando que a ciência é totalitária, absolutista, cega, que não serve para nada… e que eu deveria ceder um pouco para alguns conceitos da evolução baseada na “Antropologia esotérica”.
    O homem e os macacos atuais tiveram um último ancestral em comum há 9 milhões de anos? Não, claro que não!
    Estou esquecendo das espécies humanas como os lemurianos #tipo o Mú, Cavaleiro de Ouro de Áries – e o cara que me falou isso sequer conhece o desenho dos Cavaleiros do Zodíaco#, as civilizações de Atlântida e vários outros ancestrais fundamentais!
    A ciência é totalmente aberta para questionamento! Por isso ela pode ser contraditória, pois ela permite aceitar seus erros: desde que a nova hipótese tenha base racional e empírica! 😀
    Valeu!
    #obs: estou ciente de algumas teorias antropológicas bem recentes sobre um elo mais próximo entre homens e primatas atuais, mas isso ainda não foi compravado e é OUTRO assunto! rs#

  11. Como posso dar crédito a uma resenha de alguém que sequer leu o livro, não existe outro vocábulo para este tipo de comportamento senão “PRECONCEITO”

  12. @Waldo,
    Completo e escancarado preconceito por um livro que não fiz questão nenhuma de ler e que não deveria estar na parte de ciência dos sites.

  13. Não entendi, com vc pode dizer que este livro não deveria estar na “parte de ciência dos sites” sem sequer conhece-lo integralmente? Bem entendemos porque a ciência se encontra em plena crise, mas tbem, fomos obrigados a nos submeter décadas e mais décadas a mercê de teorias sem consistência eviencial.
    Me desculpe mas depois desta sua resposta vc me deixou sem argumentos.
    Não entendi, como vc pode dizer que este livro não deveria estar na “parte de ciência dos sites” sem sequer conhece-lo integralmente? Bem entendemos o porque dos cientistas (principalmente os da área biológica) estar cada vez mais desacreditados , mas tbem, fomos obrigados a nos submeter décadas e mais décadas amordaçados a mercê da academia que nos sufocam com teorias sem consistência evidencial.
    Me desculpe mas depois desta sua resposta, vc me deixou sem argumentos.

  14. @Waldo,
    não sei qual a crise da ciência à qual você se refere. Estamos no momento em que a humanidade mais precisa e desenvolve ciência, nunca tivemos tantos pesquisadores nem soubemos tanto sobre as leis naturais.
    Quanto ao livro, realmente não preciso lê-lo para afirmar ia que afirmei. Um livro de física que afirma que a segunda lei da termodinâmica pode ser contrariada, ou que contenha instruções para construir um moto-perpétuo sofreria o mesmo julgamento prévio. Criacionismo não é ciência, e fé e um livro que o defenda deve ser posicionado de acordo com isso.

  15. Os indios talvez fossem homeopatas, mas com certeza eles sabiam muito mais mais do que imaginamos. Alias com toda essa tecnologia atual, estão descobrindo coisa de Indio. Ou melhor dizendo…conhecimentos que eram tidos como sem fundamento científico, por incrível que pareça hoje estão sendo comprovados. A ciência atual está sempre tropeçando na sua própria língua, porque sempre diz algo pra depois voltar atrás. Exemplos? Falaram que a gema do OVO fazia mal, o Abacate também. Hoje voltaram atrás (engraçado, por toda a evolução Humana fomos alimentados a partir desses alimentos tbm). Basta perceber quanta besteira os tais Estudiosos da atualidade dizem apra depois voltar atras. Você provavelmente seria um que teria julgado Galileu Galilei quando ele afirmou que a terra gira em torno do Sol. Você me diz que Nunca estivemos tão avançados em termos de tecnologia. Agora lhe pergunto: Como você me explica que os Sumérios sabiam muito mais detalhadamente sobre o universo e composição de planetas, coisa que descobrimos a poucas décadas??? Talvez vc não saiba, mas foram encontradas “Placas de Argila” contendo informações muito importantes como a composição de planetas, localização dos mesmos, constelações ( Não me venha falar que isso é Astrologia né amiguinho 🙂 )??? Isso são FATOS Históricos. Se você me explicasse como construiram as piramides no meio do deserto, que mesmo com a tecnologia atual não conseguimos reproduzir. A Precisão com que as pirâmides ao redor do mundo, e os padrões de alinhamento com eventos solares etc. Você me fala em religião e fé. Criacionismo da Bíblia? São histórias que foram passadas de geraçoes em gerações, porém com aquele pitaco master que a religião tem. E os sumérios, Atlântida ??(que na sua concepção provavelmente é mito). Não sou religioso, porém tenho conhecimento que a Bíblia, cita VÁRIOS eventos geológicos, e não apenas religiosos e crenças absurdas. Acho que você deveria saber mais a respeito do mundo como um todo e não se limitar apenas à sua área. Pois seu braço não está separado do seu corpo que não está saeparado da sua mente. Você acredita apenas no que é concreto? Seus pensamentos são concretos ou abstratos? Ok. Em parte concordo quanto à sua revolta contra as baboseiras científicas, porém acredito que você seja uma pessoa muito inteligente, e você sabe que nem tudo pode ser descartado. Não estou falando de “quem somos nós”. Acredita em ETS? rsrsrs meio surreal não? 🙂 Porém hoje em dia renomados Astrofísicos como O Stephen H. entre outros sabem que a possibilidade é grande de existência de vida inteligente ou não, fora de nosso sistema solar. Se pra toda acção existe uma reação (Básico né), qual a AÇÃO que desencadeou o BIG Bang? Temos muito que aprender? O desconhecido estaá à nossa frente? Claro que sim. Na minha opinião as antigas civilizações sabiam algo que a gente não sabe, ou que se perdeu no tempo. Tem muitas coisas inexplicáveis, em antigos templos (não me refiro à religiões, mas contruções Física + Quimica). Não vim aqui te contrariar apesar que já estou esperando vc descer a lenha em tudo oque eu disse e expor seu ponto de vista 🙂 ABraços.

  16. @Anonymous
    Peço uma única evidência concreta do que você afirma. Uma única evidência paupável, como uma análise química surpreendente ou me mostre uma placa de argila com a descrição da composição dos planetas. Do contrário, tudo isso é tão certo quanto meu Monstro de Espaguete Voador, que tem vários adeptos pelo mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *