origem.jpg

Recentemente, o Rainha Vermelha tem recebido mais visitas do que nunca. Não foi por nenhum alinhamento cósmico ou um súbito interesse dos internautas por ciência. Mas sim por causa da gripe suína – quando a água bate, já viu.

Meu primeiro post sobre a gripe, ainda de 26 de abril, já passou dos 70 mil pageviews e isso me deixou bem intrigado. Primeiro, claro, fiquei orgulhoso. Mas fiquei me perguntando como raios estava bem colocado no Google. E foi assim com os próximos textos, sobre a origem do vírus, Tamiflu e até sobre a gripe espanhola, todos estão muito bem nas buscas.

Até que resolvi olhar com mais cuidado:

tamiflu.jpg

Buscando por Tamiflu, eis o que aparece. O site da Roche, Banco de Saúde e este humilde blog. As coisas começam a ficar mais claras quando vemos os outros resultados. Todos são notícias. Ninguém está explicando nada. Fora o SbBr.

Origem do H1N1? Olha lá em cima. Rainha Vermelha e o resto Ctrl+C Ctrl+V. Sério. E não estou falando isso para me gabar. Estou reclamando que ninguém está explicando. Só estão dando notícias.

Para testar isso, resolvi perguntar. Coloquei nos meus posts mais acessados um questionário rápido, perguntando se o texto era mais informativo do que jornais. Todos os textos já estão no ar por mais de 1 mês, de forma que quase todos os visitantes estão vindo via Google. Não estão enviesados no sentido de procurarem o meu blog. Aliás, a maioria dos visitantes via Google nem sabem o que é um blog, eles simplesmente clicaram no link. Clicaram e ficaram, pois o grande irmão levou o meu blog lá para cima.

Como o questionário fica no fim do texto, e são textos relativamente longo, dá para imaginar que quem votou leu o texto antes. E o que acharam? 1 semana de questionário no ar e 1000 votos depois:

votos.jpg
votos3.jpgvotos2.jpg
votos4.jpg

Volto a perguntar: Ctrl+C e Ctrl+V é informar? As pessoas estão sendo informadas de fato?

Baseado na quantidade de blogs que vi replicarem aquele vídeo da conspiração da gripe, ou aquele spam tosco da conversa de MSN, sem levantarem nenhuma crítica – a maioria deixando algo como: “Vou mostrar isso para vocês, tirem suas próprias conclusões.” ou “Não sei se é verdade, mas faz sentido.” – não acredito que a perspectiva seja boa.

Enquanto isso, vou aproveitando as visitas do hype. Sei que uma hora isso acaba, e quando começarem a procurar Final BBB10, não vou estar lá.

Topa discutir isso no EWCLiPo? Sei que Arraial do Cabo deve ter bons bares para isso.

[update] A todos que comentaram, muito obrigado. Acho que os comentários são uma boa indicação do que propus.