Vídeo não recomendado a pessoas recém-alimentadas! Oferecimento: Efeito Ázaron – dica, reserve um tempinho para acessá-lo e ler os comentários, ou o post sobre se a Terra parasse de girar.
Uma das coisas que mais gosto na biologia é que ela é cativante. A pessoa pode não ter instrução quase nenhuma, que ainda sim tem a curiosidade desperta por algum ser vivo. Às vezes, a biologia vem até você.
É aquela hora em que te chamam: “Ei, fulano, você que é Biólogo…”. Como a vez em que me pararam para perguntar que tipo de lagarta estava em uma planta, por que ela era colorida, o que ela comia e se é verdade mesmo que ela vira borboleta.
Eis o momento biologia curiosa da autora do vídeo. Ela descobriu que estava com uma larva de mosca na cabeça (que veio de um ovo que ela provavelmente recebeu no pasto), também chamada de berne. Em algumas espécies de mosca, a larva cresce se alimentando de pele de animais vivos. Em outras, as larvas se alimentam de tecido morto, e podem inclusive ser usadas para limpar feridas.
Claro que ela filmou e descreveu todo o processo de retirada. A idéia é bem simples, é preciso tapar a extremidade que a larva usa para respirar, nó vídeo utilizaram um adesivo, mas até uma camada de vaselina serve.
Ah, e antes que você diga que é um parasita nojento e afins, pense em quanto a evolução teve que trabalhar para que ele pudesse fazer isso. Crescer dentro de outro animal, escapando de sistema imune, liberando anestésicos e anti-inflamatórios, as cerdas que ele precisa ter para não ser arrancado. Evolução é uma coisa linda – no dos outros, claro.
Fica a dica: um passei pelos vídeos relacionados não é nem um pouco recomendado, mesmo para os curiosos. (agora você vai querer ver né)
Minha prima também teve um berne na cabeça.
Não assisti o vídeo… estou tomando café da manhã. 🙂
Eca! Deve ser muito nojento, nem vou ver…
Realmente se formos pensar pela optica evolutiva é fantastica a forma de desenvolvimento desses seres (não tão fantastica assim para o hospedeiro), agora quanto ao video, horrivel msm é um em que o médico retira uma larva que se desenvolveu em um dos olhos do cidadão, tenebroso.
Antes que eu me esqueça, mas um post muito interessante.
Valeu pela citação! =D
Realmente, o video não é nada recomendado pra quem acabou de comer (até esqueci de avisar qdo te enviei, mas biologos tem mais resistência a isso) Mas assim que vi… lembrei do seu blog!
@Luis Você fez bem! Hehehe
PS: Qdo eu era pequeno e pescava (woooo) as vezes alguns peixes tinham larvinhas (iguais aquelas do “mosquito da dengue” que ficam se debatendo) DENTRO DO OLHO DO PEIXE!
Era nojento…
Eu já tive algumas vezes, e não sei se esse procedimento de retirar com a pinça é a melhor forma. A larva pode ser “rompida” com facilidade e o poder de reconstituição dela não deixa nada a desejar.
@QF,
Tá brincando, o olho é um ecossistema 🙂 Existem parasitas diferentes para partes diferentes do olho, podem ser mais de 6 espécies diferentes num olho de sapo só.
so se vc kkkk
Então quer dizer que esse vulto que eu percebo passando vez por outra pelo meu campo de visão pode ser um parasita?
eu nao sou mas as vezes acho q nasci pra ser biologo ou medico ou sei lá!
nao sinto nenhuma emoçao negativa vendo esse tipo de coisa e acho ate bacana da parte das pessoas terem paciencia de preparar a coisa toda pra postar o video pros outros q normalmente acharao nojento…
igual o tratamento com larvas, porra! aquilo é lindo! o cara ta correndo risco de ficar sem partes do corpo e as larvas vao e fazem uma faxina e fica lindo hahahaha
@Igor,
posso elencar vários motivos: células mortas, proteínas velhas, parasitas ou é tudo fruto da sua mente 🙂
mas o cara é baum!! tirou o bicho inteirim sem arrebentar!!
no hospital já tirei tanto, mas poucas vezes eu consegui tirar o bicho inteiro..hehehehehe
tem a tecnica do toicinho=coloca um pedaço de toicinho e o bicho precisa de um buraco pra respirar e sai cavucandoo toicinho, e fica preso nele!! nunca tentei , mas os pescadores juram que funciona!!! eu meto o bisturi mesmo =)
com antibióticos e anestesicos!!!
Ih…isso é uma coisa q botânico tem muito! Já tirei três da cabeça, um no ombro e outro no pulso!
Já peguei até as manhas pra tirar isso: Tem q colocar uma esparadrapo (sem poros, o mais grosso possivel), pernoita com ele no lugar, tampando o “buraco” onde o berne respira. Aí de manhã é tirar o esparadrapo e em seguida espremer q ele sai, mais fácil do q fazer isso sem o esparadrapo.
Outra manha (q nunca deu certo comigo) é colocar um pedaço de bacon/toucinho no orificio, lacrar bem com o esparadrapo e esperar ele sair do seu corpo, indo para o pedaço de carne.
Mas no caso da cabeça tem q ir num médico, de preferencia q tenha feito faculdade no interior! hehehe
Não seria o berme do vídeo uma larva de borboleta? Ao menos é isso que ela diz e é oq parece. O bicho é grande demais pra ser uma mosca.
Nham, bateu uma fome agora. Alguém quer arroz parboilizado?
[]s,
Roberto Takata
Isso é comum para zootecnistas/veterinários/agrônomos (enfim, qualquer pessoa ligado ao campo) também.
Tive de retirar muitos bernes de bovinos quando era estagiário de um experimento na Embrapa para o estudo da resistência genética a ectoparasitas.
Um professor meu, de Parasitologia (lógico!!! hehehehe), teve um berne quase na TESTA. Ao invés de retirar, deixou lá para se desenvolver e coletar a mosca. Ela é difícil de ser coletada na natureza (ela deposita seus ovos sob as asas de outras moscas e estas sim nos transmitem os ovos). Ele ainda não tinha essa mosca em sua “coleção” de parasitas.
Cada louco com sua mania.
Fico imaginando a dor do desgraçado e aquela sensação horrível de “tem algo se mexendo em minha cabeça. Fora o “parto”…
Eta Bruno, que professor doido… risos…
Muito bom o vídeo Atila, parabéns!
Haha….lembranças da infância, quando eu e o papitto tirávamos bernes dos filhotes de cachorro. Sempre tinha algum cãozinho premiado, e eu achava o procedimento deveras interessante (acredito que de certa forma essas experiências tenham influenciado bastante na minha escolha profissional).
E, pô Atila, tu tinha que ser entomólogo! ahuheuaheuaheuhaeh
Parabéns pelas excelentes postagens sobre “os bissos”.
Atila, aproveitando o assunto, como acontece a decomposição da carne na água (suponha que o corpo esteja isolado dos peixes) ou então num lugar isolado das moscas? Sempre se ouve falar que as larvas de moscas cooperam completamente, mas na ausência delas, como fica?
Sei que é uma pergunta um tanto mórbida, mas a dúvida é um interesse técnico apenas, afinal, decomposição é tão natural quanto o processo de composição 😉
P.S.: Já deixei por meses um pedaço de carne fechada dentro de um pote de vidro (tipo maionese). Nada aconteceu.
@Cesar,
Bactérias estão por todo lado, sem larvas elas tomam conta. Experimente deixar a carne no vidro por mais tempo 😉
Já tive muito berne na cabeça quando criança, morava no interior e eu vivia brincando no meio do mato, eles falavam pra eu usar boné mas eu quase nunca usava. Meus pais colocavam fumo e prendiam com esparadrapo para tirar o berne.
Minha mãe também usava o fumo para retirar a larva.
A larva é de diptera mesmo. O que infecta pequenos mamíferos é de dar dó.
http://www.entnemdept.ufl.edu/creatures/misc/flies/squirrel_bot_fly12.jpg
dica pessoal: nunca tentem tirar um desses de um gato.
larva na cabeca da mulher…. nojo!
van
Vendo esse vídeo, me lembrei de um outro que vi há pouco tempo atrás no youtube. Assistam e deêm sua opinião!
http://www.youtube.com/watch?v=eE4tczo96L8&feature=related
Trabalho com Califorideos que causam miiases, apesar de ser um tipo diferente, mas os danos são os mesmos…Video bem educativo
Poxa achei seu blog por acaso, procurando sobre estes insetos na fase larvaria que tem me atormentado, resolveram se alimentar dos meus cães, verão, odeio verão, grama crescendo insetos eca eca…. Confesso porém que achei ateh Poetica sua visão sobre os BERNEs!(credo ateh o nome remete a coisa nojenta!!!)Mais enfim, parei aqui pra perguntar uma coisa pra um biologo poeta, visto que eu sou apenas uma pessoa tentando salvar o meu quintal da eclosão generalizada de larvas “metamorfoticas”… Por que estes bichinhos mesmo mortos “Encapsulam”, digo quando se dah um remedio que os mata, eles podem morrer ali e ficam como cistos, a “capinha” deles e de material não absorvivel pela pele, eh oq isso? Poxa falei um bucado mais em resumo quero saber o que ocorre, valeu, vou guarda a poesia e pro proximo confronto com uma destas Larvas Evoluida!
@Mari_ci,
Que bom que você gostou 🙂
O inseto fica ainda dentro do corpo porque não conseguimos digerir boa parte dele, como o exoesqueleto (a casquinha) de quitina, um açúcar bem complexo. Então, só resta inflamar o local e expulsar.
Pois então gostar não eh o verbo mais adequado, diria que achei bacana, interessante!!:)
Olha esta coisa de exoesqueleto me lembrou aulas de biologia, quando professor explicava quera o EXOESQUELETO, o responsavel pelo CRECCC quando pisamos em uma barata, Eca!
Mas entendi sim,,, além disto Quitina, eh açucar, aiaiaiai Odeio mais ainda çucar! hehehehe!!!
Deixa quieto, mais continua valendo a poesia, afinal ela, a larva, morre e ainda deixa um pedaço de si pra ser lembrada…Aff! Sõ assim mesmo pra sobreviver a estes insetos de verão!
Estou com o mesmo problema. Apareceu uma inflamaçao na minha
cabeça com um buraquinho.Fui a uns 04 médicos.Por fim o ultimo
mandou fazer vários exames, inclusive o de HIV, e minha cabeça saindo pus. Hoje minha irmã deu uma exprimida para tirar um pouco do pus. Agora a noite dormindo senti que uma coisa saindo de minha cabeça, quando fui ver era a BERME que tinha acabado de deixar o seu ninho.Agora estou muito aliviado.
EU PEGUEI ENTREO PEITO E A BARRIGA.
AINDA NÃO ESTA COMPLETAMNETE CURADO.
ACHO QUE TIREI SO METADE DELE.
O LUGAR DE ONDE TIREI O MEI NÃO AINDA ESTA INFLAMADO.
Adorei o video. Tbm sou biologa, estudei sobre essas larvas, mas nunca tinha visto um video de alguem retirando ela.
Informacao é tudo! Parabens ao blogueiro!
Ano passado tirei uma larva dessas da minha panturrilha na marra mesmo, espremendo. Eu nem sabia o q era.
Tinha uma estrutura enrijecida na superfície da pele q eu tentava tirar em vão há semanas, aí resolvi espremer pra ver o q era.. Ela uma larvinha, bem pequena…
Fiquei mais empolgada que com nojo, pois nunca tinha tido isso.
Parabéns pelo filme postado, muito orientativo. Acho que muito médico deveria ver para não ficar tratando miíase como foliculite…
minha sobrinha de apenas 4anos deu machucado na cabeça depois de 2 dias minha irma viu um buraco na cabeça dela com vários bichinhos se mexendo la dentro entra e sai para fora o que ele pode fazer para melhorar isso me ajude ela já foi no medico mas eles só passaram amoxicilina sera que e só isso ela vai melhorar ha o buraquinho só vai aumentando.DR Atila
Se ela está com vermes na cabeça, e isso pode acontecer, não adianta tomar antibióticos. Recomendo muito que você procure outro médico. Não sei qual é o tratamento recomendável, mas garanto que não é amoxicilina.
Eca ! Eu acho super interessante esses videos,adoro ver e comentar,mais gente que nojo em ? Como essa menina foi deixar um Berne na cabeça dela ? Apesar que tem gente que dá Berne e nem sabe porque o mosquito pousa né meio que deixa o ovinho e nele sai o Berne,mais nof que nojo : \ como será que ela sentiu ? Eu nem li nada,já fui direto pro video,show ! Quero ser Bióloga ‘-‘
Ecooo, é muito grande! nossa :SS
isso e muito nojento
Tenho uma dúvida que me perguntaram isso e agora to procurando respostas…
Larva de moscas em pele humana conseguem virar moscas na pele?!
Sim, elas podem virar moscas e saírem pela pele. Normalmente, quando formam a pupa para se transformar em mosca, caem no chão e terminam a metamorfose fora do corpo.
Dr. Biologo, preciso da sua ajuda urgente, eu comi arroz e acidentalmente estava com larava de mosca, será se a larva vai se desenvolver em mim, será se vou ficar doente ou pior vou morrer???
ME AJUDE POR FAVOR…
ME RESPONDA URGENTE…
OBRIGADO…
Tranquilo, ela foi digerida e não vai se desenvolver em nada 🙂
Olá, trabalhando na montagem de um experimento rural na universidade com meu namorado, adquirimos algumas bernes pelo corpo. A minha saiu inteirinha com a técnica do esparadrapo…já a dele como era da cabeça, tentamos com a vaselina. De 14, apenas 2 ficaram pela metade. Tentamos de tudo e nada faz o restante sair….na cidade ode estamos nenhum hospital tem experiência na retirada de bernes, tanto que depois de ir 3 vezes ao médico, acabou que nós mesmo tiramos um do outro. A questão é: Alguém já ouviu ou teve algum caso que infeccionou bernes que não saíram inteiras?