Influenza A (H1N1), a gripe do politicamente correto


Voltando a blogar por aqui, depois de um longo período tratando só de gripe, e adivinha do que vou falar? Mas prometo ser quase inédito.

H1N1_influenza_virus.jpg

Influenza A (H1N1) em microscopia eletrônica. Fonte: Wikimedia.

Bons tempos aqueles… – Sempre quis começar um post assim e hoje tenho uma boa desculpa.

Bons tempos aqueles em que os Trapalhões podiam fazer as piadas que faziam e gripe tinha nome decente. Não aguento mais chamar a gripe suína de Influenza A (H1N1). Sério. O nome não explica nada, todo H1N1 é um Influenza A e existem várias linhagens. H1N1 de aves, de porcos, humano, circulantes desde 1900 e tanto, recentes, rearranjados, simples e etc. Todos têm este mesmo nome.

Como eu faço para distinguir este último H1N1, o que está causando a atual pandemia? Qual o problema de chamar de gripe suína? Não era um vírus suíno? Ok, ele não circula entre porcos, provavelmente a fonte dele é diretamente humana. e mesmo se não for dificilmente encontraremos vestígios da origem do vírus em porcos. Mas e daí? A Gripe Espanhola não começou na Espanha também.

Aliás, a Espanha foi o primeiro país assumir que estava com pessoas gripadas, ao contrário dos demais, que envolvidos com a 1ª Guerra não podiam assumir que seus soldados estavam doentes. A Gripe Russa de 1977 também não ocorreu só na Rússia. E por aí vai. Mas nos tempos atuais, é politicamente incorreto associar a gripe com um animal de criação ou com um país. Daí a OMS determinar que o nome seja Influenza A (H1N1). Me lembra dos meus gatos que chamavam Gatinho e Gatão (se fosse um só, seria Gato).

Os holandeses já abriram mão disso
e chamaram de Gripe Mexicana. Os mexicanos, de A Epidemia. E há uma
série de outros nomes, que me surpreendem a cada artigo. Influenza
H1N1pdm (de pandêmico), S-OIV (swine origin influenza virus ou vírus influenza de origem suína), novo Influenza A H1N1, H1N1 pandêmico, pH1N1 (pandemic
H1N1), e outros que não me lembro mais. São mais nomes do que linhagens
do vírus – sério, ele não tem divergido muito, e nem precisa, quase não
há pressão imune para que ele varie.

Mas sabe o que é pior? Não adianta. Quem tem conhecimento para
discernir que todos estes nomes se referem ao mesmo vírus, sabe que a
carne de porcos não transmite gripe e poderia chamá-la de gripe suína. Em compensação, para o público
leigo de fato os nomes só atrapalham. Não é raro encontrar um
comentário perguntando se o Influenza A (H1N1) – ou qualquer outro nome
à sua escolha – também causa gripe, ou se é só o vírus da gripe suína que faz isso. – pois é.


11 responses to “Influenza A (H1N1), a gripe do politicamente correto”

  1. Cara, só para tirar a dúvida, como estão as mortes por problemas respiratórios em 2009? Por acaso aumentou de forma aguda o número?
    Ou esses dados só saem em versão consolidada, após o fechamento do ano? Não seria essa uma forma mais prática de saber se essa pandemia realmente foi algo para se preocupar?
    (sim, eu sei que não é tão simples para analisar uma situação dessas, mas é uma fonte de dados mais estável que pequenas pesquisas controladas).

  2. Poderiam comentar sobre a resolução da Anvisa sobre as cepas da vacina da gripe sazonal 2010, que consta a cepa da gripe suina A/California/7/2009.Portanto aqui no Brasil so teremos a vacina da gripe sazonal que estara a suina incluida.

  3. Vi sim, Osame. Mas ainda não acho preocupante. Dada a taxa de mutação do Influenza, ele até está bem comportado. Acho que como não têm encontrado muita imunidade, não sofre pressão para variar muito. Quanto a esta variante, é esperado que o vírus mude em alguns pacientes, e realmente nunca acompanhamos o Influenza neste nível de detalhe, sequenciando quem morre com a gripe comum para saber se não é o mesmo caso com o H3N2 por exemplo. Me preocuparia se esta mutação estivesse sendo transmitida, principalmente se fosse de maneira mais eficiente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *