Se você é uma daquelas pessoas que tem um forte senso de justiça e espera que a natureza corresponda a isso, provavelmente vai se incomodar com este vídeo. A não ser que vocês estejam torcendo para as formigas. Ou que, como eu, simplesmente queiram ver o circo pegar fogo.

Muitas espécies de formigas desenvolveram estratégias de saque a grandes colônias, tanto de outros formigueiros quanto de cupins. E aqui os cupins estão em desvantagem. Enquanto precisam estar equipados para se defender contra uma série de atacantes, as formigas podem se especializar em atacar alguns tipos de cupim e serem muito mais eficientes.

Basta ver no vídeo os cupins tentando se defender com as enormes mandíbulas enquanto as formigas usam armas químicas, liberando um veneno paralisante com a ferroada. Segundo Edward Wilson, ídolo do Carlos, se as formigas pudessem, usariam bombas atômicas. Ou fariam isto (cuidado com o áudio).

p.s. Ignorem a narração, um papinho de batalha pela vida, grandes mortes, guerra épica sem piedade e qualquer outra coisa desnecessária.

Skip to content