Enigma de Sexta XVI

fungo.JPG

O que tem de errado com estes cogumelos?
Pare, pense um pouco e deixe seu coment√°rio antes de colocar a imagem no TinEye e achar a resposta na lata.

A resposta vem na segunda!

18 responses to “Enigma de Sexta XVI”

1. se voc√™ n√£o tivesse dito que s√£o cogumelos, diria se tratar de uma planta: o √ļltimo cogumelo, o da direita, tem claramente um padr√£o de n√≥s e intern√≥s, com uma filotaxia alternada. parece muito com uma planta despigmentada, mas se dizes que √© um cogumelo, mantenho-me na ignor√Ęncia…
    abraço.

2. E os √°pices parecem florifica√ß√Ķes, parece at√© possuirem cor√≥la e c√°lice. Eu tamb√©m n√£o me tocaria que eram fungos se n√£o fosse avisado.
    Conhe√ßo algu√©m que adoraria ver um desses… xD

3. Bom, n√£o deixa de ter fungo no meio dessa est√≥ria ūüėČ
    A prop√≥sito, obrigado pela dica do TinEye, esse eu n√£o conhecia. Mas n√£o achei essa foto l√° n√£o…

4. Ol√° amigos, eu acredito se tratar de uma planta, especificamente a Indian Pipe (Monotropa uniflora)tambem chamada de planta cad√°ver ou flor fantasma, cresce a partir da primavera em solos f√©rteis e sombreados onde haja muita disponibilidade de mat√©ria org√Ęniga em decomposi√ß√£o, na√£o possui clorofila, ent√£o ela √© um parasita, e o que ela parasita?
    parasita Fungo !
    para que isso ocorra √© necess√°ria uma associa√ß√£o simbi√≥tica de fungos √†s ra√≠zes dos vegetais (chamadas micorrizas), onde um facilita a absor√ß√£o de √°gua e sais minerais (hifas f√ļngicas), enquanto a planta fornece subst√Ęncias sintetizadas pelas c√©lulas que recepcionam as hifas. √Č a√≠ que a Indian Pipe Entra roubando o produto da planta que iria para o fungo e assimilando-os em seu organismo. √© uma rela√ß√£o Tripla!
    Espero que seja isso ^_^ n√£o sou bom em enigmas

5. Falta de luz? Como quando a gente planta feijão no algodão e mantém num ambiente sem luz. O pé de feijão cresce muito e fica sem cor (fica branco). Será?

6. no idea =)
    primeira impressao de que estavam congelados, mas o redor contradizia… dae eu pensei numa orquidea exotica num ambiente sem luz
    mas nao me pareceu bom pra salada, parece azedo!
    bjoca

7. N√£o √© uma planta, pois se o √Ātila p√īs na descri√ß√£o da imagem (√© s√≥ deixar o cursor sobre ela) a pergunta “folhas?”, √© porque se trata de alguma estrutura do cogumelo (anullus? lamelas?) que lembram uma folha. s√≥ pra constar, em rela√ß√£o ao coment√°rio do R., quando eu falei de planta despigmentada n√£o estava me referindo a plantas estioladas n√£o: estava pensando em plantas heter√≥trofas, esp√©cies que v√£o do branco ao amarelo escuro. essa da foto eu cria que era uma Monotropa, uma dicotiled√īnea, chamada de “ghost plant”.

8. acabei de descobrir que n√£o √© um cogumelo n√£o, √© de fato uma planta do g√™nero “Monotropa”. fiz uma busca no google images por Monotropa e achei exatamente essa imagem: trata-se da esp√©cie “Monotropa uniflora”, uma planta heter√≥trofa que parasita fungos de micorrizas.