Os Bowerbirds ou pássaro cetim (termo em português, alguém? valeu Takata!) são aves da região da Austrália e Nova Guiné que possuem um jeito bem diferente de chamar a fêmea. Os machos constroem ninhos cafofos muito elaborados (obrigado, Eduardo), que chegam a levar anos para ficar prontos, e são enfeitados com uma série de objetos. A exigente companheira chega, examina o local e decide se vai ou não colocar um ovo ali com aquele macho.

Algumas espécies gostam de cores cítricas, vermelho, laranja, amarelo. Outras gostam de objetos metálicos como besouros, e até coisas azuis. Como o ninho da foto, que não é dos maiores. Claro que com os vários produtos de plástico com cores inusitadas que nós humanos produzimos, estamos dando uma ajudinha involuntária para eles.


Repare no como tudo que está ao redor do ninho foi cuidadosamente colocado. Outro vídeo muito bom aqui.

Agora, como o macho decide que objetos coletar, ou de que forma dispôr? Isso é arte? E qual o senso artístico da fêmea que julga?

p.s. Você que escreveu ou comentou sobre estas aves em algum lugar, não achei seu link para referenciar, me avise nos comentários.

Skip to content