Além de Darwin: Resenha

alemdarwin

Antes de tudo, gostaria de deixar claro meu viés (com orgulho): Sou amigo do autor, nosso companheiro de ScienceBlogs Reinaldo Lopes. Também sou fã compulsivo de exemplos evolutivos e adoro livros com diferentes histórias ao redor de um tema, ambos gostos foram satisfeitos.

N√£o me lembro com quem estava discutindo, mas chegamos a uma opini√£o consenso. Jornalistas d√£o um outro tom para textos cient√≠ficos. Acho que cientistas costumam tratar de um tema como se v√°rias partes dele fossem √≥bvias, mas nem sempre s√£o. Me pego fazendo isso o tempo todo, toda vez que vejo algo que j√° li ou j√° vi, penso ‚Äúah, aquele exemplo novamente‚ÄĚ, e isso muitas vezes atrapalha a constru√ß√£o de um texto. Pulamos etapas e evitamos exemplos ou analogias que por vezes seriam muito ilustrativos, por achar que j√° n√£o s√£o novos.

Acho que jornalistas n√£o cometem este erro t√£o frequentemente. Tenho a impress√£o quando leio um texto bem escrito, como s√£o todos os textos do Reinaldo, de que o jornalista passa pelas estapas de entendimento que passamos, mas as deixa muito mais claras. D√£o conta de fazer aquele ‚Äúolha o que eu descobri, que legal‚ÄĚ que me empolga na divulga√ß√£o cient√≠fica.

E o Al√©m de Darwin √© um senhor apanhado de temas interessantes bem descritos. Tanto para iniciados no tema, que nunca v√£o ter lido sobre tudo que √© tratado, e n√£o poder√£o reclamar do detalhamento e copreens√£o que o Reinaldo tem do tema, quanto leigos. Em especial leigos. Para quem apenas viu a evolu√ß√£o na escola, como o processo de variabilidade, sele√ß√£o e heran√ßa, o livro oferece √≥timos exemplos reais e recentes. Ali√°s, recomendo bastante o livro para este p√ļblico: estudantes.

Começando pelo tema quente, sexo, parceiros, seleção sexual e competição, inclusive com uma disputa evolutiva entre mães e bebês interessantíssima, ele parte para a evolução da mente. Aqui, para meu deleite, trata de corvos e polvos. Também são tratados genes e genomas, paleontologia, cobrindo a transição da água para a terra e a volta, e a evolução humana, e completados com a evolução da anatomia e fisiologia.

Para terminar, Reinaldo toca em um tema bastante delicado, ciência e religião. Pessoalmente, gostei desta parte, acho que o autor tem uma abordagem muito esclarecida. Não tem como, podem perguntar para qualquer blogueiro do SbBr, alguém vai sair descontente em uma discussão dessa. Mas, longe de atrapalhar, acho que o livro é bem fechado pelo tema.

Disponível aqui. Recomendo muito.

,

3 responses to “Além de Darwin: Resenha”

1. J√° falei isto pro Reinaldo, mas vale repetir aqui.
    Eu comprei (e pedi autógrafo em élfico, tiete que sou)mas não li todo ainda, preferi deixar com a minha mãe. Melhor coisa q eu fiz, pq ela ADOROU o livro. Mandou beijo e tudo pro Reinaldão. Fez o q o filho biólogo de araque não havia feito.