O que nos faz felizes – Resenha


o que nos faz felizes.jpg

Se eu termino de ler um livro e não mudo a maneira como entendo as coisas, eu não li um bom livro. Não precisa ser uma mudança brusca, nem espero que seja. Mas se o livro que li não me afeta, perdi meu tempo.

Mais difícil ainda conseguir isso com um livro chamado O que nos faz felizes. Por quê? Simples, eu tenho um sério preconceito com livros de auto-ajuda. E se eu visse este livro em uma estante de livraria, passaria batido propositalmente. Por sorte, eu não topei com ele em português, e ele não é auto-ajuda.
Do original Stumbling on Happinness, tropeçando na felicidade, foi escrito por Daniel Gilbert, pesquisador do Instituto de Psicologia de Harvard. Dan Gilbert tem uma abordagem que gostei muito, tratando de como nós percebemos e interpretamos o mundo, como nosso cérebro usa isso para projetar o futuro, e como podemos errar muito ao fazer isso.
Felizmente, não precisarei fazer uma descrição mais completa, já que traduziram a palestra dele no TED que expõe várias das idéias que dão corpo ao livro (se você não conseguir habilitar as legendas em PT, acompanhe o vídeo diretamente no site):

Não espere nenhuma grande revelação, nem a resposta para o título do livro. Duvido muito que o autor ou qualquer outra pessoa possa dar a resposta definitiva do que nos faz felizes. Mas, é garantia de repensarmos um pouco sobre como encaramos eventos desconhecidos, e como nossa mente funciona.

Caso não encontre os livros em lojas, pelo que vi ele já não é mais editado, uma busca pelo Estante Virtual me voltou resultados por menos de R$15, um preço bem legal.
, ,

4 responses to “O que nos faz felizes – Resenha”

  1. O que jamais um livro de auto-ajuda vai conseguir fazer é dar a fórmula da felicidade. E é isso que justamente as pessoas que compram, necessitam ou entendem esse gênero de livro como uma saída, procuram.
    Auto-ajuda só é válida quando lida com crítica, como você disse, com gana para adicionar algo novo na vida e não para solucionar seus problemas.

  2. Oi Atila,
    Voltei a esse post para agradecer a dica do livro. Acabei de ler agora e, além de gostar muito do texto, aprendi muito com ele. Incrível como o cérebro consegue nos enganar.
    O agradecimento se faz ainda mais necessário pois, como você mesmo comentou, nunca pensaria em ler um livro com um título em português tao parecido com auto ajuda.
    Obrigada e continue com as dicas.
    Angel

  3. Oi Atila!
    Muito obrigado pela dica! Acabei de ler. Achei o livro excelente, pois trouxe à tona questões com as quais já me deparei e não houvera encontrado direcionamento. Vou reler para sedimentar muitas das informações que acredito subsidiar minhas reflexões e até decisões daqui por diante.
    Valeu! Não sei se teria me deparado com esse livro se não fosse pelo seu post.
    Um abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *