Time-Lapse em alta definição de uma metamorfose

Ignorem completamente esta musiquinha irritante, mudem a definição do vídeo para 720p e aproveitem para ver uma lagarta se tornar uma mariposa bastante peluda (Silkmoth, algo como mariposa seda, não sei a tradução certa). Abaixo uma foto de outra mariposa da mesma família para ilustrar o quão peludas elas podem ficar.

colombia_silk_moth.jpg
©Furryscaly
, ,

9 responses to “Time-Lapse em alta definição de uma metamorfose”

1. Sim, mas tem duas coisas que me complicaram: não sei se esta lagarta é de bicho-da-seda e achei bem mais de uma espécie chamada de silkmoth.

2. Eu tbém fico tentado a dizer que é o bicho-da-seda. Porém:
    – “bicho-da-seda” se refere à lagarta, não (silkworm)?
    – a q me lembre, o bicho-da-seda é a lagarta de bombyx mori. Tem outras espécies?
    obrigado pelo esforço em traduzir.

3. Muito bom o video! A tempos estava procurando um video ou fotos mostrando o que ocorre dentro do casulo. Mas tenho uma pergunta: Um amigo disse que elas praticamente desmancham dentro do casulo, isso ocorre mesmo com outras espécies?

4. Olha, procurei um nome popular pra bichinha aí mas não achei. Só sei que pertente à família Saturniidae (um colega meu de laboratório trabalhava com sistemática dessas mariposas). Vou entrar em contato com ele pra descobrir qual é do “silk moth”.

5. Ah, e já ia esquecendo,não são pêlos, mas escamas (embora fique meio estranho chamá-la de escamosa). Já fiz mev de algumas espécies e é realmente fantástica a diversidade morfológica dessas escamas. Em algumas espécies do gênero Hylesia, as fêmeas adultas tem um tipo de escama que é urticante (normalmente em Lepidoptera as formas jovens é que são urticantes). Tá, chega. Vou ficar escrevendo a noite inteira sobre esses bichos. Gosto muito dos tais saturnídeos. Boas lembranças dos tempos de ic =D

6. @Eduardo,
    Pelo que sei, é uma mudança absurda mesmo que eles passam, mas nunca vi imagens do que acontece sob a cutícula. Imagino que com outras espécies seja o mesmo caso.