Pólipos artísticos


Já me disseram que muitas das cores que nos impressionam em animais marinhos não existem de verdade. Ou melhor, existem, mas normalmente não são visíveis, já que a luz vermelha é logo barrada e tudo fica azulado.

Já que muitos tons não estão lá e vemos graças à iluminação levada pelo mergulhador, por que não experimentar com outras cores e ver os pólipos (parentes da água-viva que ficam parados e podem formar corais verdadeiros) de uma maneira diferente?

Cnidarian Lifeforms from Delrious on Vimeo.

E o Vimeo segue se mostrando uma boa fonte de vídeos mais artísticos. Para quem gostou e tem 9 minutos para ver mais um, recomendo o de baixo.

 

Montipora (long version) from Delrious on Vimeo.

Via Chongas.

, ,

6 responses to “Pólipos artísticos”

  1. Lindo de ser ver =D
    Só fiquei com uma dúvida, não sou muito entendido do assunto e gostaria de saber o que era aquela coisa azul sendo sugada ali pelos 2:20 do primeiro vídeo?

  2. @Marcelo,
    Imagino que seja uma artêmia, um crustáceo bem pequeno que costumam usar como alimento em aquários. Se não me engano, é o que dão para corais também.

  3. Muito interessante e bonito! Mas suscitou uma dúvida:
    Se as cores não são visíveis, por que a seleção natural determinou a sobrevivência e o desenvolvimento de animais tão vivamente coloridos? Apesar da luz não chegar, essa pigmentação toda pode ter alguma outra função útil aos seres vivos das profundezas? Ou seria apenas algo aleatório?
    Um abraço!

  4. @Diego,
    Boa pergunta! Não sei se as cores aparecem como preto para outros peixes e possuem alguma função de camuflagem ou algo do tipo, ou se são simples consequência. Em aves, a cor vermelha é geralmente feita de beta-caroteno, uma vitamina que custa caro pro animal fazer, se for o caso dos peixes, deve ter alguma função.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *