Fui simpesmente massacrado no último enigma de sexta. Em questão de minutos, comentários e tuítes acabaram com o que achei que fosse durar pelo menos uma tarde.
Reproduzida com permissão de ©Rod Plank, tiradas ao natural, sem iluminação artificial e sem modificação posterior.
Tratava-se de uma lagarta Hyalopora cecropia, uma mariposa norte-americana que consegue atingir uma envergadura de asas de até 13 cm. Em um lindo exemplo de aposematismo, ela sinaliza com cores fortes os espinhos urticantes que possui. O desenvolvimento desta lagarta é bem bonito, e vai ser alvo de um próximo post.

Estas lagartas são especialistas em produzir substâncias bastante irritantes e acumulá-las em microespinhos que entram na pele e liberam o veneno, algo bastante desconfortável, podendo causar inclusive náusea. Algumas conseguem inclusive deixar os espinhos no casulo que usam para fazer metamorfose. E, o que as torna atraentes para mais um post fotográfico, elas avisam com todas as cores e formatos o veneno que possuem:
Aqui, uma lagarta lesma caminhando sobre a folha. Reparem no tamanho da carapaça que ela possui para proteção, e onde fica escondida a cabeça. Quase todas as lagartas abaixo estão escondidas sob um dorso do mesmo tamanho. O vídeo possui uma versão em alta definição, para quem tiver banda.
Fotos reproduzidas com autorização de ©rwsphoto (que também possui um canal com os vídeos destas lagartas no youtube)
Estas são lagartas-de-cela, que recebem o nome por conta do padrão de desenhos no dorso.
Como o post possui muitas fotos, para não carregar a página principal as outras fotos estão no continue lendo. Cada foto foi renomeada com o nome da espécie, quando conhecido.

Reproduzida com permissão de ©Randy Emmitt
Mesmo com espinhos e um poderoso veneno, nem todos os predadores são detidos. As vespas parasitóides, minhas favoritas, ainda são capazes de pousar nas lagartas e depositar ovos com as larvas que vão eclodir e devorar a lagarta por dentro (como ilustrado por este vídeo imperdível), e depois sair e formar estes casulos amarelinhos de onde emergirão novas vespas.

Com estas cores e um veneno violento, quem chutou que esta Calcarifera ordinata é australiana, acertou em cheio.
E para terminar, o lado de cima e de baixo, com as ventosas, de uma lesma-macaca ou mariposa de peruca, com uma bela cabeleira. Quando vista de longe, pode ser confundida com uma aranha.
Fonte:
New, T. (2008). John L. Capinera (ed., with more than 450 contributing authors): Encyclopedia of entomology (2nd edn) Journal of Insect Conservation, 13 (2), 261-262 DOI: 10.1007/s10841-008-9207-9
Na Fase de Sofisticação, bem que poderíamos ter um blogue de fotos, né?
Eu adoraria, quem sabe não convidamos alguém com um flickr bem ativo…
Ela é bem diferente do que costumeiramente se vÊ!
Demais, muito bom. Depois de 30 anos finalmente vou conseguir cursar Biologia, um sonho que teve que esperar. Sou fascinado pela natureza e adorei este blog. Parabéns!
eca que nojentas essas lagartas credo
Por favor gostaria de saber se voces podem enviar para meu email esse maetrial sobre lagartas, ja que trabalho na area da saude e sempre vemos acidentes com esses bichos que apesar de bonitos são muito perigosos. Desde ja, muito obrigado!
minha mulher tem pavor de lagartas