O SWU foi ótimo e coerente


O evento do SWU deste ano mal acabou e já começa um #mimimi geral, com reclamações de que foi ruim, mal organizado e afins. Essa é a maior das provas de que as pessoas — principalmente os chamados formadores de opinião — não estão preparadas para tomar uma atitude sustentável de verdade. Tais queixas são claramente de quem não entendeu o espírito do evento, e provavelmente possuem uma mente pequena demais para acomodar o conceito de uma atitude verde.
merchan.jpg
©In Press / SWU
Antes de tudo, gostaria de deixar claro que, em uma atitude mais do que sustentável que começou comigo, eu não fui ao SWU e poupei uma enorme emissão de carbono. Portanto vou me basear no relato da Isabella Ianelli, do Isabellices, e do Igor, para explicar como o SWU está sendo mal compreendido.
Pista Premium e preços humilhantes
Ao cobrar o ridículo preço de R$640, mesmo com patrocínio e apoio da Lei Rouanet, a organização do SWU adotou uma postura desafiadora que foi mal compreendida. Um dos pilares de uma atitude sustentável é a diminuição do consumo, o ato de pensar e repensar sobre o que compramos. Ao privar os participantes deste dinheiro, o SWU garantiu que muito consumo supérfluo fosse repensado. Com certeza, milhares de iPhones, iPads, Xbox360 e _______ [insira seu bem de consumo capitalista aqui] foram poupados.
Preços ridículos da comida e confisco do que levaram
Obviamente os alimentos que os espectadores levaram foram confiscados por um motivo. A organização sabia que quem levasse alimentos estaria utilizando embalagens individuais, muitos produtos que utilizam plástico para confinar doses ínfimas de comida, aumentando a emissão de carbono de cada participante.
Ao cobrar um preço exorbitante por uma comida horrível, os organizadores do SWU estavam convidando as pessoas a repensarem e reduzirem o seu consumo. E com certeza conseguiram diminuir a quantidade de carbono emitido por participante, ao forçá-los a um consumo energético digno de um vietnamita, povo sabidamente menos poluidor.
Aquele hambúrguer nojento de R$12 é um claro recado aos carnívoros, convidando-os a repensarem esta dieta rica em gordura e baseada no sacrifício de animais, fazendo-os considerar comer a grama do chão como melhor alternativa.
Copos plásticos para bebidas enlatadas e merchandising
Aqui mais uma atitude contestadora e inovadora, que foi mal interpretada. Ao montar uma barraca de merchandising com produtos certamente caríssimos e distribuindo copos plásticos para quem poderia estar bebendo diretamente da latinha, o SWU mostrou o quão patética é a cultura atual. Forçou os participantes a encararem a dura realidade e serem obrigados a repensar o que estavam fazendo lá.
Banheiros imundos
Mesmo cobrando o que cobraram de entrada, e com recursos para instalar fontes de água mineral dentro dos banheiros, a organização do SWU se viu obrigada a mantê-los imundos para diminuir a pegada de carbono de cada participante. Com mais uma atitude inovadora, conseguiram fazer com que cada participante segurasse até o último instante para utilizar os sanitários e o fizessem da maneira mais rápida possível, pensando duas vezes se colocariam a mão na válvula de descarga, diminuindo absurdamente o consumo de água.
Falta de organização
Mais um ponto em que a equipe do SWU saiu prejudicada por conta de uma decisão inovadora. Contratando um grupo reduzido e mal informado de funcionários, o SWU conseguiu ao mesmo tempo diminuir o impacto abiental com uma equipe menor e incentivar as pessoas a se comunicarem.
Ao invés da atitude mecânica de apenas responder certamente ao que era perguntado, a produção conseguiu criar um clima de colaboração e interação entre os participantes do evento, trazendo de volta o boca-a-boca há muito abandonado em nossa cultura. Uma maneira de convidar os participantes a repensarem o mundo virtual e desprovido de contato pessoal em que vivem.
Os “problemas” de som
Esta foi a decisão mais difícil e mal compreendida tomada pelo SWU. O que todos que estão reclamando não percebem é que, para ser um evento totalmente sustentável, foram instalados equipamentos capazes de conter a emissão de carbono do evento. Assim que uso do som ameaçava ser maior do que a capacidade de repôr o carbono emitido com árvores que serão plantadas onde ninguém vai ver, os circuitos de som entravam no modo econômico, reduzindo parcial ou completamente o gasto de energia.
Vocês fazem idéia da energia gasta por uma banda como o  Rage Against the Machine? Em uma posição de sacrifício próprio, os organizadores do SWU foram capazes de pensar tanto no ambiente que decidiram sacrificar o que seria fundamental no evento, e será necessário muito tempo para que o mundo entenda esta inovação.
Por fim, fica claro que o SWU foi prejudicado por ter uma atitude de acordo com o que pregou. Como bem disse o Gustavo Gitti, o SWU foi divulgado como um algo sustentável, e não um mero festival de música. Até o lema do show foi seguido, se alguém precisa fazer o papel de idiota em prol da sustentabilidade, it Starts With You.
**Atenção: este não foi um publieditorial para dar boa imagem ao SWU. Em uma atitude insustentável, não estou recebendo nada pelos elogios.**

116 responses to “O SWU foi ótimo e coerente”

  1. Concordo e assino embaixo de todos os pontos dos quais você criticou, sem dúvidas. Não foi nem preciso comparecer ao festival para constatar isso. Estive lá pela paixão que tenho com música e pela magia que assistir aos shows das suas bandas prediletas proporcionam.
    A organização realmente foi um lixo para o que se poderia oferecer, e o pior de tudo: a falta de coerência desde quando começaram a vender o festival como sustentável pra ganhar a atenção do mundo inteiro.
    Apenas não posso deixar de dizer o quanto é importante para o Brasil ter um festival desse porte. Digo isso em termos de bandas, apenas. Na Europa espera-se por esses festivais. Quando nós aqui podemos apreciar 3 ou 4 grandes nomes em uma só noite? Shows em estádios com uma atração da ticketsforfun.meu.cu são mais caros que isso e é o máximo que o Brasil oferece.
    Tomara que isso impulsione nosso país como um pólo cultural e musical, como parece que está acontecendo, e que outros festivais ganhem vida e possam alegrar essa galera com sede de diversão. E quer queira quer não, por mais #fail que tenha sido esse tema sustentável, foi bom pra fazer uns otários cabeçudos que nem sabem que isso existe tomarem conhecimento que existem atitudes para salvar o planeta.
    (só não conta pra eles que é tudo pegadinha do Eduardo Fischer)

  2. Não conheço seu “tipo de humor” mas vc só pode estar sendo mto irônico nesse seu discurso. Eu duvido, e muito, muito mesmo que algum ser que organizou esse festival o fez pensando na mesma “sustentabilidade” que vc descreve a cima!

  3. Post genial, acho que nunca teve qualquer atitude tão sustentável e em prol do bem-estar do ser humano quanto esse evento. Ano que vem tamo junto no SWU 2!
    E na moral, esses Pablo, Diego — analfabetos funcionais — deviam ser privados de acesso a internet porque, puta que pariu.. Uma criança cega aprendendo o alfabeto braile seria capaz de captar o puta tom sarcastico em cada linha do artigo.

  4. o texto por si só já estava ótimo.
    pra melhorar vem os cometários de quem não tem sarcasmo no coração!
    hahahahaha!
    GENIAL!

  5. Não sei oq é pior, as pessoas não entenderem a ironia ou o Rodrigo realmente achar que o preço foi razoável e que o evento foi coerente com a proposta sustentável…

  6. E outra, tem gente ai comentando que comida cara, ingressos caros, banheiros quimicos e copos de plasticos ocorrem em quaisquer tipo de festival. E, de fato, ocorrem. Ingressos tem de ser caros sim, patrocinadores fazem questao, e pagam caro por isso, para terem somente seus produtos consumidos la dentro e, nada mais pratico que copos descartaveis para facilitar o consumo de bebidas. Fora que nao se controla a natureza porca e sem higiene do ser humano.
    Mas em algum momento o Planeta Atlantida, Rock in Rio ou qualquer outro festival fincou a bandeira da SUSTENTABILIDADE como lema e finalidade de sua existencia? Nao? Pois então. O que faltou na SWU foi a falta de responsabilidade com o movimento que eles tinham pregado, tratando, assim, o festival como qualquer um outro. O que foi o erro. SWU teve tudo, boas bandas, estrutura decente, menos a tao aclamada sustentabilidade que jogavam na cara do público em comerciais a cada final de acorde nos shows. Parecia que, como nao estavam fazendo nada sobre, tinham a incubencia de enfatizar, lembrá-lo atraves de comerciais, propagandas, videos que voce estava “ajudando” o mundo a ser um lugar melhor. E ainda mais, sustentabilidade vai além de emissoes de carbono, reciclagem e desmatamentos e, nesse festival pode-se perceber que fizeram de uma causa “sustentável” apenas mais um motivo marketeiro de se ganhar mais dinheiro.
    E quer saber? Todo mundo aqui critica e tal mas queria porque queria estar no lugar do Eduardo Fischer.

  7. Atila, vc vai no ponto como sempre, e de maneira divertidíssima como sempre! Adorei!
    Mas, meu caro, tenho que confessar: os comentários do povo sem noção acima provocaram ainda mais risadas 🙂
    [é rir pra não chorar, né…]

  8. esse post fede a hipocrisia e capitalismo, assim como todo o festival. se voce nao fosse um alienado / nao estivesse ganhando algo com isso, nao teria defendido o SWU.

  9. Adorei o post achei sensacional e muito inteligente. Quem nãio entende o sarcásmo com que o festival foi descrito é por que não entende “de ler” nem “de entender”. Vi comentários do tipo: ” Eu fui ao festival e não tive problema algum” , esse é o tipo de pessoa que não mijou no banheiro químico e sim numa moitinha ou muro qualquer além de ser “não aconteceu nada comigo então foi tudo perfeito, os outros que se fodam”. gente que não entendeu o texto pq não entende absolutamente nada de sustentabilidade e acha que ser sustentável é apenas não jogar lixo no chão.ÓÓÓÓhh Quanto gente burra!
    “Post genial, acho que nunca teve qualquer atitude tão sustentável e em prol do bem-estar do ser humano quanto esse evento. Ano que vem tamo junto no SWU 2!
    E na moral, esses Pablo, Diego — analfabetos funcionais — deviam ser privados de acesso a internet porque, puta que pariu.. Uma criança cega aprendendo o alfabeto braile seria capaz de captar o puta tom sarcastico em cada linha do artigo.” faço das palavras dele as minhas. Eu não fui no SWU mas já estou ansiosássa para contribuir com o SWU2!!!

  10. Acho que entes de tudo, o Sr. Fischer deveria repensar sobre a contratação dessa consultoria de sustentabilidade do Festival, Uma piada essa tal de Visão Sustentável. Espero que eles não estejam no próximo, e que sejam chamadas pessoas sérias.

  11. Hahaha….
    Ri muito com seu post!
    Mas o mais cômico foram essas pessoas que te agrediram nos comentários sem ao menos terem sacado a ironia de tudo isso!
    Obrigado, Gitti, por twittar esse texto e me fazer dar boas risadas!
    Atila, virei aqui mais vezes!
    Parabéns pela criatividade!

  12. S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L
    Palmas para você meu amigo! Quando Eduardo Fischer voltou de Miami a primeira vez, há mais ou menos um ano atraz, dizendo que havia conseguido os direitos sobre a marca Woodstock e de que traria o evento para o Brasil com a bandeira da Sustentabilidade, EU ACREDITEI NO POTÊNCIAL DO EVENTO! Eu me empolguei com o que poderia vir para o Brasil, me rendi as memórias de Rock in Rio, Monsters of Rock e do recente Live’n Louder Rock Fest, quando me disseram que o show seria na “arena” Maeva (Itú) eu pensei: “Nem é tão longe assim!”, mas me bastou ver as fotos do local e o esquema que seria montado para estacionamento, acampamento e afins para eu perder o tesão no evento.
    Quando vi os preços…quase cai da duro
    A frustração foi aumentando conforme foram aparecendo as atrações do festival e agora, depois de ler esse texto genial, me sinto orgulhoso de ter contribuido com ideal sustentável do festival e ter ficado fora do evento, em minha casa, economizando combustível, dinheiro e colaborando para a salvação do meio ambiente.
    Parabens de novo!

  13. Peço perdão aos organizadores pela superficialidade do meu entendimento do evento.
    De fato, um dia de imersão no SWU me fez repensar todas as pequenas atitudes diárias!
    Tenho quase certeza de que por trás disso tudo está Michael Moore, abraçado com Eduardo Fischer e rindo, maravilhado com todas estas reflexões invadindo a internet brasileira.
    Viva!

  14. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Pagaram quanto pra vc escrever esse texto escroto?
    Pq vc não para de escrever? Assim vc economiza energia pois seu PC vai tá desligado!!!! Panaca

  15. haha
    Rí bastante com o texto. Muito boas as “explicações”. 😀
    Mais engraçado só quem não conhece ironia e sarcasmo.

  16. Ó God, você jura que as pessoas de fato não entenderam a ironia?! Tudo bem que na palavra escrita não tem como captar o tom do que está sendo dito, mas, pqp, que curteza da galera.
    Foi quem quis. O festival foi, pelo que entendi, desorganizado e marcado pelo desrespeito às pessoas. Tomara que nunca mais se repita neste formato. Se voltar, que seja com os erros corrigidos.
    Mas, gente, um evento não pode tão ruim a ponto de destruir toda capacidade de compreender sarcasmo de seus consumidores, né?! rsrsrs

  17. tô rindo até agora. the best! rs. Eu compreendo vc no quesito [as pessoas sempre me acham sério e não sabem quando estou brincando..ahaha]

  18. Por isso que organizadores plantam 171´s do naipe do SWU: olha o QI médio dos comentaristas e veja se eles não cairão no próximo….

  19. affff Atila… pelo menos a gente ri né? gasta um pouco mais de oxigenio, mas vale a pena… meldels esse povo é
    completamente …
    me lembram meus pacientes… seu fulano, que remedio o senhor toma em casa? ah dotora é um redondinho branquinho com um partidinho no meio!!!
    valeu a pena!! e nem matei nenhum passarinho pela pena!!

  20. aheuaheuaheuaheuaheuaheauehaueha
    pqp
    O melhor são as pessoas que não entendem a irônia e: “ficar mais de 2h sem poder dar um cagão é sustentável onde?”
    uhaehuaeuaeh
    #morri

  21. Recomendo fortemente, aos jegu… digo JJJJênios de plantão, a leitura dos seguintes artigos de referência:
    Wang et al. (2006). Neural basis of irony comprehension in children with autism: the role of prosody and context. Brain, 129(4), 932-943.
    Dennis et al. (2001). Understanding of Literal Truth, Ironic Criticism, and Deceptive Praise Following Childhood Head Injury. Brain and Language, 78(1), 1-16.
    Mo et al. (2005). Comprehension of metaphor and irony in schizophrenia during remission: The role of theory of mind and IQ. Psychiatry Research, 157(1), 21-29.

  22. Ana Arantes, esses dito cujos Jenios que menciona nao tem capacidade cognitiva suficiente pra procurar e nem muito menos ler quaisquer dos artigos que voce citou aí. Considerando que são analfabetos funcionais, incapazes de perceber uma evidente ironia presente no texto, eles deviam mesmo voltar para a escola antes de tentar argumentar algo nas internets.

  23. Sarcasmo (do grego antigo σαρκασμός “sarkasmos” ou “Sarkázein”; Sarx=“carne” Asmo= queimar “queimar a carne”) designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe. A origem da palavra está ligada ao facto de muitas vezes mordermos os lábios quando alguém se dirige a nós com um sarcasmo mordaz.
    O sarcasmo é uma figura de estilo muito utilizada nas artes orais e escritas, designadamente na literatura e na oratória. Fyodor Dostoyevsky foi um dos grandes representantes do uso deste recurso estilístico, definindo-o como ” o último refúgio dos modestos e virtuosos quando a privacidade das suas almas é invadida vulgar e intrusivamente”.
    Analfabeto funcional é foda.

  24. Discorco de muita coisa!
    Eles cobraram caro os alimentos….para ganharem dinheiro!!!
    Eles venderam hamburger a 12 reais para ganhar muito dinheiro
    Eles venderam cerveja a 6 reais para ganhar muito dinheiro!!!
    ESse papo que era para vc pensar em embalagens individuais….pensar em ser vegetariano e etc…..é conversa para boi dormir!
    SE isso fosse realmente verdade….tds os shows,festivais,raves e boates….fazem o msm e portanto so pensam na sustentabilidade????
    Conversinha da mais furada!!!!!!
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  25. Dá pra ver que a maioria que comentou aqui não frequenta teu blog… e não saca de ironia, hehe. #mimimi foi o melhor, haha.

  26. Texto muito bom. Sumarizou toda essa tentativa do SWU em ser grande (até nos preços) e no desastre (na minha opinião) que se originou. Ironia muito sutil aliás, quase caí aueuaheuaheuahe
    Não adianta nada cobrar da organização se o povo não tem a menor consciência nem em jogar o lixo na lixeira. E nem adianta falar que não tinham lixeiras suficientes, porque grande parte do povo NEM SE ESFORÇOU pra jogar as tranqueiras no lixo. Pra mim a mudança tem que ser na mentalidade das pessoas, não adianta ficar levantando bandeira de “começa com você” se a cultura das pessoas nem chega perto disso.
    Se não são capazes nem de fazer isso, como esperar que entendam todo o significado por trás da palavra “sustentabilidade”, que é muito bonita, mas é muito mais que uma palavra. Tanto que o próprio festival entrou em contradição, pelo que se viu lá dentro, com todo aquele consumismo desenfreado.
    Só para concluir, fui ao festival, curti os shows, mas me decepcionei com a infraestrutura. Nem adianta falar que em festivais no Brasil é assim, porque se eu pago R$ 300,00 por algo, espero, no mínimo, uma qualidade no serviço que seja condizente com o preço.

  27. Ótimo o post.Descobri seu blog pelo texto sobre a lesma fotosintetizante…hehe.Sempre passo por aqui mas acho que nunca comentei.Estranhei realmente o primeiro parágrafo mas no decorrer do texto saquei o sarcasmo.Mas o que achei realmente engraçado é como tem gente que simplesmente não sabe ler.Sempre achei que o lance do analfabeto funcional era coisa de gente mais velha.É aterrorizante ver que a galera tenta criticar , mostrar um ponto de vista e tal…sem ENTENDER o texto…
    O mundo tá perdido.
    abraços

  28. Achei ridículo o texto!!!
    Quem não foi nem pode se dar ao trabalho de comentar!!
    Se ser sustentável é fazer esse monte de sacrifícios, vamos voltar a era das cavernas!!!
    Banheiros imundos é sinônimo de sustentabilidade??? Vamos pegar doenças e infecções então!!!
    Dar copo para as bebidas em lata, que ideia genial!!! Gera lixo das latas +copos!! Só quem foi viu a sujeira daquele lugar!!!
    Não entrar com comida é certo? Nem água? Morrer de sede é ser sustentável…tbm não sabia!!! Comida não podia, mas maconha beleza,né!?! RIDÍCULO!!!
    E mais sobre a comida e bebida, quem foi lá, passou mais de 12 horas no evento, precisava comer…mas pagar 7 reias numa coca, 10 reais num lanche horrível, é um absurdo!
    A única coisa correta foi o preço do estacionamento, que já sendo um absurdo ficou lotadíssimo levando mais de 2 horas para sair do evento, imagina se fosse barato.
    O resto foi tudo uma grande palhaçada, uma jogada de marketing rídicula…e ingressos tão caros para que??? Se era para ninguém ir, nem fazia essa merda de evento!!

  29. depois de ler os comentários desse texto, entendo porque dizem que apenas 25% da população sabe ler e escrever DE VERDADE no brasil.
    povo burro!

  30. E fica claro, tendo em vista alguns comentários postados aqui, que o anafalbetisto funcional é uma coisa insustentável.
    Belo texto, Átila.

  31. Olha discordo totalmente do comentário pois eu la estive e descobri que ecológico e sustentável e ficar sujo e cagar no mato! O SWU jamais verá a minha ecológica cara novamente. Cagar no mato tudo bem, mais trazer um carrapato grudado no saco até Brasília, tá foda… Pior, me acostumei com ele que adotei criança e já está do tamanho de uma jabuticaba madura!
    Aliás sobre o som, não havia um engenheiro de som, no máximo, um mestre de obra. Onde já se viu colocar o som contra o vento? Será pq haviam cataventos gerando energia, amigo lusitano, cataventos funcionam mesmo com o palco de costas para o vento é so virar ele na direção certa. Não esqueçam esse nome MAEDA Ô JAPONES FILHO DUMA JAPONESA! O cara tinha mil caras (todas iguais obviamente) hora tinha transporte via tratortrem hora não, hora podia comer duas vezes hora nem um vez direito. Hora tinha água (um copo pra escovar dente, hora não). Por fim o grande finale de um festival de musica e de rock??? Tieslo, eletronicamente no festival errado. Ah e aquelas tendas disputando o som com os palcos principais, seria uma ajudinha do maldito vento? E o cara já tá pensando em fazer tudo de novo em 2011… Já estão confirmados os mesmos seguranças babões, a mesma equipe de abestalhados, a mesma posição dos dois palcos, tieslo, Sandy e Junior (a volta) e uma palestra com o TIRIRICA ! Tá phoda com PH de Farmácia. Fui e não vou nunca mais ! PS: Faltou perereca num evento ecológico e sobrou camisolão !

  32. Átila, meu caro, depois de ler esse seu texto eu estou até emocionado com a evolução(escolha melhor de palrava não seria possível) do ser humano, que se preocupa realmente com o ambiente, e em deixar o consumismo de lado em prol do próximo, visto que milhares de pessoas deixaram seus salários para o SWU… mal posso esperar o Próximo
    Texto primoroso meu caro,

  33. Meu caro Atila:
    Por alguns dos comentários que li acima, caramba, são da equipe do SWU pois demonstram a mesma percepção e capacidade intelectual, quanta sagacidade. É verdade, perdoe pois não sabem o que fazem nem o que leem nem o que escrevem. Como dizia o sábio confuzio “Foda meu filho não é uma junção carnal que produz gente, fhoda meu filho é um perigoso sub produto que vem agregado e tem gente que vota nela!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *