Repetindo idéias

Acompanhem duas palestras muito boas do TED, que giram em torno do valor de imitar idéias e de como isso pode acontecer. Ambos possuem legendas em português, se não aparecerem jundo do vídeo, é só clicar em view subtitles.
Primeiro, Vilayanur Ramachandran, um neurocientista de mão cheia, que conheci por conta do Oliver Sacks. Ele fala sobre os neurônios espelho, um grupo de células nervosas do cérebro especializado em imitar  que vemos, de atitudes a sensações.
Provavelmente o que me faz retorcer na cadeira do cinema quando vejo um bom filme de ação, ou sentir aquela aflição quando vejo os gênios do Partoba.
E aqui Matt Ridley falando sobre as idéias que discute em seu novo livro, Rational Optimist (ainda não lançado aqui). O livro acaba sendo uma recapitulação da história econômica da humanidade, discutindo a importância da troca de informação na nossa cultura. Tem, alguns trechos bem controversos, que devo discutir mais para frente, mas vale muito a pena.
, ,

4 responses to “Repetindo idéias”

1. Excelente post, com ótimos vídeos.
    Seria interessante, se houver tempo , colocar suas idéias e opiniões a respeito deles.
    Continue assim, dá gosto frequentar. 😉

2. Ambos vídeos são mto bons, mas qdo alguém que não é da área, como no segundo vídeo, tenta entrar na biologia, quase sempre acaba com exemplos horríveis…

3. @Fernando,
    Neste caso, acredito que seja o problema oposto. O Matt Ridley é zoólogo e já escreveu ótimos livros de divulgação em biologia, como Rainha Vermelha, O que nos faz Humanos e Genoma.