Rainha Vermelha no vestibular


rvufpr_thumb.jpg
O leitor e professor de biologia Guilherme Goulart me mandou esta questão de biologia do vestibular da UFPR (clique que ela aparece inteira). Muito legal perguntarem sobre a Teoria da Rainha Vermelha, em especial porque ela pode ser relacionada à diversos temas em biologia.
Agora, parando para pensar, é impressionante como conteúdo recente de biologia demora para cair em vestibular. E não digo exemplos atuais, como clonagem e células tronco, mas conhecimento de base como os três domínios da vida, Eucariontes, Bactérias e Arquea. Aliás, nunca vi arquea mencionadas em vestibular.
E enquanto a teoria da Rainha Vermelha caia no vestibular, do lado de fora… 

4 responses to “Rainha Vermelha no vestibular”

  1. É muito legal que tenham mencionado a teoria da Rainha Vermelha e, infelizmente, o conhecimento sobre biologia do Ensino Médio é uma ilha isolada , muito do que se vê nele é desatualizado. Estou fazendo um projeto de pesquisa sobre isso até.
    E que Leigh van Valen descance em paz também.
    Abraços

  2. Quando vi a questão também pensei em seu blog… por sorte eu já havia lido o “por que rainha vermelha”, se não, acredito que erraria a pergunta… heeheh
    Mas o vestibular da ufpr não estava lá muito bom, muita decoreba, em relação as interpretativas do enem, por exemplo, esta prova estava muito voltada aos cursinhos.

  3. Bom, eu discordo que o vestibular da federal estava “decoreba”, pelo menos não achei isso da prova de biologia, principalmente se comparado ao vestibular passado.
    Quanto as arqueas, no vestibular da Unioeste do ano passado já apareceu (http://img5.imageshack.us/img5/241/vrusbacarqueas.jpg).
    Essa questão no link sim é um bom exemplo de “decoreba”, horrível na minha opinião.

  4. é, quanto ao vestiba do ano passado, eu não tenho conhecimento. Estudo na UFPR Litoral, onde tudo é muito diferente, talvez por isso eu não esteja acostumado com a prova como estava.
    Passei para a segunda fase!!! uhull!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *