O tamanho dos grupos humanos


Deixo aqui o link para meu Ășltimo (mais recente) post no Papo de Homem, sobre o tamanho dos grupos humanos e a relação com o tamanho do cĂ©rebro:

O nĂșmero de Dunbar e seus contatos no Facebook

Realmente, quanto maior o tamanho do grupo, maior o tamanho do cĂ©rebro dos que convivem. ChimpanzĂ©s e babuĂ­nos, por exemplo, possuem grupos de atĂ© 60 animais, o maior entre primatas nĂŁo-humanos, e tambĂ©m tĂȘm os maiores cĂ©rebros. Projetando o tamanho de grupo deles para o nosso volume de cĂ©rebro, chegamos ao nĂșmero de Dunbar, algo entre 100 e 230 indivĂ­duos, mais provavelmente 150.

O nĂșmero de Dunbar significa dizer que nĂłs interagimos mais intimamente com cerca de 150 pessoas ao longo de nossa vida. Isso nĂŁo quer dizer que vocĂȘ nĂŁo possa conhecer mais gente, mas sim que vocĂȘ nĂŁo vai ser tĂŁo prĂłximo de todos eles. Mesmo que seu MSN tenha uma lista de 2 mil contatos, dificilmente vocĂȘ vai conversar com mais de 50 regularmente.
E este nĂșmero de 150 pessoas Ă© bastante frequente em agrupamentos. O nĂșmero de pessoas em grupos de caçadores da Nova GuinĂ© costuma ser esse, bem como o de soldados na maioria das companhias militares. Muitas empresas pautam o tamanho de divisĂ”es nesta medida. E tĂŁo ou mais importante do que o nĂșmero em si Ă© uma consequĂȘncia que nos acompanha atĂ© hoje. A fala.
Continue lendo por lĂĄ!
,

2 responses to “O tamanho dos grupos humanos”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *