Parasitoides em ação, aranhas sob comando

Sabendo da minha predileção por vespas parasitóides, a Luciana Fernandes do INCT Hympar (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitóides da Região Sudeste Brasileira [ufa!]) me mandou este vídeo recém produzido pelo instituto.

Trata-se de uma vespa Hymenoepimecis bicolor e a aranha Nephila clavipes, nossa versão nacional da relação que já tratei aqui, onde a larva da vespa suga a aranha de fora e quando chega no último estágio de desenvolvimento obriga sua hospedeira a fazer uma teia especial onde ela pode produzir o casulo onde sofrerá metamorfose.
Vídeo perfeito para quem estiver dando aula sobre relações ecológicas, didático e bem narrado, garanto muito mais interesse do que o pássaro paliteiro. Aquele ovopositor enorme entrando na boca da aranha e em seguida no abdome é inspiradora para qualquer roteirista de filmes de terror.
Ah, e para quem torce pela aranha, assista até depois dos 7 minutos.
, , ,

7 responses to “Parasitoides em ação, aranhas sob comando”