Microscopia de verdade

celula.jpg

Lembro que uma das maiores decep√ß√Ķes que tive na gradua√ß√£o, junto da afirma√ß√£o sobre velociraptors terem menos de 1 metro de altura, foram as aulas pr√°ticas de biologia celular. Para mim, mitoc√īndrias eram marrons, o ret√≠culo endoplasm√°tico verde, e cada organela tinha uma cor e formato bem definidos. Eu n√£o podia estar mais errado.

Era tudo transparente! Quando muito se corava uma coisa ou outra de roxo, azul ou vermelho, e olhe l√°. Mesmo a microscopia eletr√īnica, que promete aquelas figuras bem claras de organelas, na pr√°tica era como identificar rostos em pavimento de concreto, ou em granito.
Quando muito, vemos figuras como esta que ilustra o post, com tudo est√°tico e bem identificado. Ou v√≠amos, at√© desenvolverem um m√©todo de microscopia baseado na difra√ß√£o de feixes bem finos de luz, o Bessel Beam Plane Illumination (n√£o me arrisco a traduzir). O que ele faz √© obter imagens extremamente detalhadas da c√©lula ou de partes dela, tridimensionalmente, em movimento! Esque√ßa aquele t√©dio da c√©lula paradinha, com as organelas todas bonitinhas e bem desenhadas, esta t√©cnica permite que c√©lulas vivas sejam acompanhadas com um n√≠vel absurdo de detalhes.
Olha só o que é uma divisão celular (mitose) onde as histonas, proteínas que se ligam ao DNA, são visualizadas. Adeus tracinho para a direita e tracinho para a esquerda, isso sim é condensação e separação de cromossomos:

E a superfície da célula, aquela coisa lisa e totalmente passiva? Eis a superfície de uma célula HeLa, me parece muito mais uma anêmona do que qualquer outra coisa. Perfeito para o clima de célula maligna.

Por √ļltimo, a superf√≠cie de outra c√©lula, de macacos. N√£o consegui o v√≠deo completo dispon√≠vel aqui, ent√£o avance at√© 1 minuto de grava√ß√£o (√© a imagem que aparece no v√≠deo parado). √Č impressionante, a membrana forma verdadeiras ondas que usa para formar as ves√≠culas por onde absorve √°gua e nutrientes do meio. Agora eu posso dizer que a microscopia corresponde √†s minhas espectativas.

Via Alan Dove.

,

10 responses to “Microscopia de verdade”

1. Nossa que LEGAL!!! ūüôā
    Mas n√£o fa√ßa pouco das t√©cnicas tradicionais de MET! As imagens s√£o belissimas e podem revlelar muito (as vezes exige um pouco de imagina√ß√£o, mas nada comparado a bioquimica ou biomol onde tudo s√£o bandas e n√ļmeros no espectofotometro)
    Paz

2. Oi Atila,
    sou ouvinte do Nerdcast e adoradora inveterada de Biologia, ent√£o decidi vir visitar seu blog depois de ouvir no cast.
    Bem, adorei o conte√ļdo da sua p√°gina, achei que seria uma coisa mais t√©cnica, mas achei bem simples e direto, poss√≠vel de levar o conhecimento espec√≠fico para pessoas com menor conhecimento.
    Bem, continue sempre com essa simplicidade.
    Novamente parabéns, e continuarei por aí, visitando o seu blog e de outras pessoas do Science Blogs.

3. @Tassia,
    Obrigado pela visita e pelo aviso! Eu mudei o endereço do blog mas não tinha atualizado os links da página. Acabei de corrigir!

4. Gostaria por fim de te avisar que na parte do blog em que você explica o porquê de Rainha Vermelha, os links do texto estão indo para uma página diferente do que você imaginou. Parece que o site que vc indicou saiu do ar. Só pra avisar, achei que gostaria de saber.

5. Ol√° Atila
    também sou bióloga e adorei seu blog!
    trabalho com morfologia, ent√£o vai uma boa dica para microscopios: procure por imagens de microsc√≥pios confocais. S√£o relativamente novos, pouco comuns. Mas permitem fazer imagens em 3 dimens√Ķes dos materiais analisados!
    até