Cephalotes atratus ©Alex Wild
Para uma formiga arborícola no alto, cair de mais de 20 metros de altura significa uma boa escalada tronco acima, sem contar a chance de não achar de novo a árvore de onde partiu. Qual a melhor solução para evitar isso? Planar de volta para o tronco antes de chegar ao chão. Pelo menos é o que a Cephalotes atratus consegue.
Cephalotes atratus caindo ©Alex Wild
Segundo o Cais de Gaia, o entomólogo Stephen Yanoviak descobriu isso (e publicou aqui) quando estava coletando insetos no alto de uma árvore e jogou algumas formigas para baixo para se distrair, e viu que elas planavam de volta para o tronco – passa tempo predileto de qualquer um em um lugar alto que vê uma formiga inocente passando. Veja no vídeo abaixo a comparação entre uma formiga comum e a formiga planadora, como ela localiza o tronco e plana de volta.
Essa capacidade de planar virou tema de estudo, já colocaram inclusive a C. atratus em um tunel de vento para ver como ela usa as patas de trás para controlar o vôo – que nas palavras de Woody, não é vôo, é cair com estilo. Aqui algumas tomadas da queda assistida.
Para mais formigas e curiosidades sobre elas, recomendo este post.
2 responses to “Formiga planadora”
Mesmo porque “voar é o ato de se jogar no chão e errar”.
Sempre tive uma curiosidade em saber o porque de formigas sobreviverem a quedas às quais humanos e outros vertebrados se estatelariam no chão como um saco de carne. Mas formigas planando? Esse mundo não para de nos deixar mais e mais curiosos.