Parasite Rex com nova edição


micro leitores
Em março deste ano, o Carl Zimmer lançou uma nova edição de um dos livros que mais me influenciou, o Parasite Rex, com um novo epílogo. Para promover o livro, ele prometeu enviar uma book plate (não sei como traduzir o termo) autografada para quem enviasse uma foto do livro. Eu fui duplamente descarado, coisa de fã, e além de demorar até agora para enviar a foto, ainda pedi para ele autografar o livro (dentro da minha resolução de manter apenas livros que: não têm versão digital; ou são muito melhores em versão impressa; ou estão autografados).
O resultado é este acima, um Parasite Rex novinho, para fazer companhia ao Livro de Ouro da Evolução, ao Microcosm (sendo lido pela minha H. Pylori de estimação), e o mais recente A Planet of Viruses (que só vou ler depois de terminar alguns projetos pessoais, por enquanto quem está lendo é o egocêntrico do HIV).
 

Como a cópia antiga não se encaixa na minha nova resolução, resolvi sorteá-la para os leitores, junto da book plate autografada que recebi, em uma tentativa de compensar pela falta de postagem. Ela está em um estado razoável de conservação, com uma marca no canto da capa e um risco preto, que não sei de onde surgiu, embaixo (pode ser visto na primeira foto). Trata-se do livro que mudou a forma como eu encarava os parasitas, de ciclos intermináveis com nomes inúteis a um dos principais tipos de organimos em termos ecológicos e evolutivos. Não preciso dizer que é em inglês, né?
Para participar, basta deixar um comentário ou twittar o link deste post, descrevendo qual seu parasita favorito e porque, e dia 19 deste mês vou sortear pelo random.org o ganhador. Pode ser qualquer tipo de parasita, real ou fictício, nojento ou fofinho (bebês também contam). Entrarei em contato pelo e-mail do comentário ou conta do Twitter para pedir o endereço de envio.
 

[atualização] Sorteio feito!

E quem ganhou foi a Sarah Cantarino, que elegeu o DNA manipulador. Em breve ela deve receber um e-mail pedindo o endereço, e pedindo uma foto para postar aqui assim que o livro chegar. Parabéns Sarah, boa leitura!

, ,

24 responses to “Parasite Rex com nova edição”

  1. Que tal ‘Myrmeconema neotropicum’ (Nematoda) que infecta formigas da espécie Cephalotes atratus. As infelizes formigas que tem o azar de serem infectadas deixam de ser todas pretinhas e passam a desfilar com um abdômen super vermelho e distendido. Infelizmente, a nova roupitcha vermelha causa uma confusão danada. Aves que estão em busca de uma frutinha vermelha (Hyeronima alchorneoides) acabam se confundindo e comem as formigas vermelhas por engano! Mais um ponto para os parasitas por mimetizarem frutas!

  2. Os peixes-diabo machos são realmente fascinantes. O dimorfismo sexual é extremo: os machos muito reduzidos, parasitam as fêmeas e começam a fundir seu corpo ao delas, inclusive compartilhando o sistema circulatório. Com o tempo, o macho atrofia, restando apenas seu par de gônadas, responsável por fecundar a fêmea.

  3. Parasite rex é um livro maravilhoso. Lembro quando no começo da minha adolescência eu li uma parte deste livro que havia sido adaptado em uma edição da Superinteressante (na época em que a revista ainda era boa). Foi incrível, Zimmer mostrou peixes dominados por vermes, caracois cujos olhos foram transformados por seus parasitas em falsas lagartas e caranguejos parasitados por cracas e que tinham o comportamento e morfologia modificados por ela. Animais complexos cujas cordinhas que os manipulavam eram puxadas por criaturas que olhamos com desprezo.
    Lembro que quando entrei na faculdade de ciências biológicas, meus colegas de turma não conseguiam acreditar que a manipulação comportamental do hospedeiro existia, para mim não era novidade nenhuma. Mas ainda me impressiono com cada nova interação parasita-hospedeiro que é descoberta. Como o do Toxoplasma gondii, parasita intestinal de gatos, que manipula o comportamento de ratos, fazendo com que eles percam o medo dos felinos e sejam devorados por eles. O toxoplasma continua seu ciclo e o rato perde sua vida. Essa é apenas um dos parasitas que me fascina.

  4. Ahhhh Eduardo, eu ia falar do toxoplasma! Seu parasita! heheh
    e já falaram dos políticos. Mas não é bom generalizar, eu só admiro o Maluf mesmo. O cara é foda. Até Aldo Rebelo foi na festa dele.

  5. Achei seu blog muito por acaso e adorei!
    Aproveito pra entrar na “brincadeira” do sorteio. Gosto de muitos parasitos… Leishmania, pela polêmica e seus portadores assintomáticos; Mycobacterium – que tá difícil de desenvolver vacina realmente efetiva (apesar de ter saído esta semana uma perspectiva!); Influenza (X-MEN) mutante… et al.

  6. Meu parasita favorito é o CTVT, o primeiro caso conhecido de vertebrado sem crânio, sem vértebras, sem nenhum órgão estruturado.
    http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0092867406009676
    ————-
    []s,
    Roberto Takata

  7. Rafael, foi mal. hahaha
    Mas se serve de consolo, eu ia falar sobre o ‘Myrmeconema neotropicum’, mas o outro Eduardo chegou na frente. Fui parasitado primeiro. hahahah
    E quanto a políticos como o Maluf, esses daí são iguais as bactérias hospitalares, resistentes a toda forma de tratamento.

  8. Quer pior parasita que o DNA?
    Pode ser que ele seja o controlador de tudo e ainda varia sua função de acordo com sua conformação(epigenéticamente falando).

  9. Eu estava pensando em falar de Lagochilascaris buckleyi da onça-parda ou de Angiostrongylus cantonensis ou costaricensis de tantos outros mamiferos, mas com as lesmas Veronicellidae ou Limacidae como peculiares hospederios intermediários.Foi quando resolvi ler os outros comentários para averiguar se algum comentário os tinham mencionados. Cheguei ao último comentário e percebi que ninguém o tinha feito. Todavia, achei a colocação da “Sarah Cantarino” tão fantástica que prefiro apenas postar o meu comentário como sendo apenas uma parabéns à Sarah por abrir meus olhos.

  10. Para mim, o maior parasita do momento é a vontade que esse artigo me deu de ler o livro, viu… Lá vou eu procurar um exemplar pra comprar!

  11. Nossa, nunca tinha pensado sobre as minhas preferências em relação a parasitas, rs. Acho que preferiria mesmo nunca ter nenhum. Enfim, já que é pra escolher… Meus parasitas preferidos são os de filme de terror e afins, tipo Alien.

  12. Giardia lamblia, por causa da pareidolia mais sensacional entre protozoários. Daria pra criar um tumblr Parasites with faces só com imagens de giardia.

  13. Acho que o caso de parasitismo mais perfeito e bem sucedido é a mitocôndria, afinal foi algo que aconteceu a tanto tempo e até hoje perdura, e muito possivelmente se não houvesse esse “parasitismo” a vida na terra não seria como vemos hoje.

  14. Sou virologista e acho que meu parasita favoritas tinha de ser algum vírus… Sendo assim, Dengue e Febre Amarela… Afinal são eles que pagam as minhas contas.

  15. Muitos bons exemplos de parasitismos bem sucedidos nos comentários!
    Na minha opinião as parasitas mais difíceis de se livrar ainda são os do sexo feminino…
    Parabens pelo blog, continue assim!

  16. Meu voto vai para a taenia saginata, por ser a parasita mais solitária da parada. *TUM DUM PISH*
    (Talvez também por nos fazer repensar o modo como comemos macarrão talharim ).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *