Recentemente, recebi um email me perguntando como encontrar bibliografia pertinente para alguém que está começando a pesquisa. Aproveitando a técnica do blogueiro acadêmico preguiçoso ocupado, melhor transformar a resposta em um post e aproveitar o contexto de redes sociais e publicação científica que tenho tratado. Adianto desde já: o melhor é aproveitar o filtro social. [update] Leia também o comentário do Takata, com mais fontes muito boas.
Depois de anos lendo sobre uma área, criamos preferência por certos autores, revistas e palavras-chave, o que torna a busca muito mais fácil. Mas, em grande parte graças ao blog, estou sempre precisando buscar bons artigos sobre áreas que não tenho grande familiaridade. É principalmente para estas situações que vou dar as dicas a seguir. São dicas pré-leitura, sobre como achar o artigo. Como ler e identificar um bom artigo é outra coisa, e nem sei se consigo definir ou escrever sobre.
Google Scholar
Quase não faço mais buscas no PubMed, por um motivo bem simples. Além das ferramentas acima, como o perfil de autor com citações, índice H e sugestões de bibliografia relacionada, gosto muito da forma como o Scholar organiza os resultados de busca, artigos com mais citações aparecem acima. Para quem está interessado nos artigos mais recentes, basta um clique em organizar por data. Mas, como disse, o foco aqui é em quem está começando a ler sobre uma área, e os artigos mais citados tendem a ser os que mais estão contribuindo.
A imagem acima mostra as várias coisas que facilitam no Scholar. O botão de PDF na direita, ou mesmo dentro o All versions já me ajudaram a encontrar muitos artigos aos quais não tinha acesso. Sempre vale ver onde mais o Google encontrou aquele trabalho. O Import to Endnote resolve o problema do Endnote não encontrar a referência na busca interna. E o Cited by mostra os artigos que citam aquele, também dispostos em ordem de citações. É o que mais uso quando quero ver os trabalhos mais relevantes em uma área. Frequentemente me perco clicando em Cited by e termino descobrindo diversos artigos que valem a leitura.
Mendeley
Procurar sobre o tema no Mendeley também pode render ótimos achados. Além de poder saber quantas pessoas estão lendo aquele artigo, outra métrica informativa, não fiquemos apenas com as citações, também é possível ver as palavras associadas e grupos temáticos, o que aumenta bastante a abrangência e ajuda a encontrar trabalhos importantes que não seriam buscados intencionalmente. Um dos lados bons de ferramentas de busca é que encontramos exatamente o que estamos procurando. Um dos lados ruins de ferramentas de busca é que encontramos exatamente o que estamos procurando. O Mendeley e redes do tipo são uma boa forma de ter contato com mais do que estamos procurando.
Perfil do pesquisador no ResearchGate
Encontrou um trabalho relevante, e quer receber os novos artigos de um dos autores? Siga o perfil dele no ResearchGate. Mesmo que ele (ou ela) não tenha um perfil criado, o site cria um perfil automático que busca e atualiza as publicações, trazendo tudo para um lugar só.
Blogs
Não poderia escrever sem puxar sardinha citar uma das fontes mais interessantes, blogs e podcasts sobre o tema. Sou especialmente grato ao This Week in Virology por me trazer sempre conteúdo novo, relevante e comentado. Sim, comentado, com artigos explicados e debatidos, muitas vezes por um dos autores, o que acrescenta ainda mais quando vou lê-lo. Além de acrescentar no trabalho, também ensina a ler e interpretar artigos.
Recomendo também buscar um artigo no ResearchBlogging, por exemplo, para ler o que estão escrevendo sobre ele e ganhar novas perspectivas. Sempre surgem novas interpretações, comentários e ligações com outros trabalhos.
Wikipedia
Não importa se você confia na Wikipedia ou não. Por mais que ela possa ser editada por leigos, e possa conter informações erradas, as referências ao final de um artigo são uma ótima fonte de pesquisa. Se esse é o foco, perfeito. Alguém leu o artigo e considerou ele relevante o suficiente para incluí-lo em um texto sobre o tema, o que é um filtro bastante eficiente para encontrar artigos relevantes, inclusive com mais chances de serem citados. Tendo como referência o HIV, as referências de textos da Wiki costumam ser boas e constantemente atualizadas.
8 responses to “Como encontrar artigos científicos”
Há! Também baixei esse paper do Uri Alon, só falta tempo pra ler. Hehehe.
Ótimas dicas!
Se é um tema que domino pouco, começo lendo um texto introdutório. Pode ser o próprio artigo da Wikipédia (mas apenas como ponto de partida), faço também busca por textos em sites acadêmicos (uso o filtro: site:edu no Google – às vezes acrescento “tutorial” ou “introduction to”) – isso me ajuda a refinar a busca (descubro quais termos-chave estão associados; muitas vezes leio um texto mais geral na área em que se encaixa o que estou buscando).
Tendo uma ideia melhor sobre o tema de pesquisa, pode-se partir para artigos de divulgação: usava muito os sites da Scientific American e da New Scientist quando eram abertos; os blogues também ajudam bastante agora. Funciona como um contraponto, por exemplo, ao Wikipédia, já que, teoricamente, um pouco mais confiáveis (a New Scientist um pouco menos).
Ocasionalmente também consulto livros-texto: introdutórios ou mais avançados. Trechos de muitos podem ser visualizados no Google Books.
E, então, parto pros artigos de revisão (às vezes pulo direto pra esta etapa quando tenho um pouco mais de familiaridade com o tema, mas estou bastante desatualizado). A partir daí cato referências específicas.
Mais ou menos esse é o roteiro geral (que pode mudar bastante de acordo com as circunstâncias) que usava pra alimentar o forms do GR.
O problema é que dá um trabalho do cão. Mas parte do “segredo” (de Polichinelo) de uma busca com final feliz é entender quais palavras-chave dão melhores resultados.
[]s,
Roberto Takata
E porque ter método quando o acaso funciona?
Confesso que é mais ou menos esse o meu jeito de trabalhar. Eu costumava usar bastante o Stumble Upon (pra quem não sabe, é uma espécie de botão random da internet), onde assinava conteúdos mais voltados para ciência (mas não só). De um ano pra cá, passei a achar muita coisa interessante via tumblr. Digam o que quiserem dessa rede social, mas ela tem uma boa tag de #science.
E quem defende o livre acesso a artigos (principalmente na área médica, pós-graduando ligados a CAPES não possuem 100% dos acessos): sci-hub
ar! e uma garrafa de rum
Muito obrigado pelo post! Tenho certeza de que me será muito útil!
Um muito bom também é o http://www.scirus.com/
[]’s
Estou com problemas em achar varias artigos de um mesmo tema.
por exemplo quero um tema que seja.
Projetos de software.
O que faço para mim achar mais detalhado?
[…] os alunos do curso de ensino, busca avançada no Google, armazenar informação no Evernote, usar a Wikimedia para imagens de uso livre, checar as […]