
Represa Jaguari em agosto de 2013 (acima) e agosto de 2014 (abaixo). Crédito: NASA Earth Observatory, imagem por Jesse Allen, com dados do U.S. Geological Survey.
Jared Diamond já escreveu muito sobre a trajetória humana. Desde como as sociedades se desenvolveram em “Armas, Germes e Aço” até por que algumas acabaram, em “Colapso”. Mais recentemente ele lançou um outro livro neste veio de sociedades que falharam e lições que contam, o “O mundo até ontem”, mas como achei que ele já exagerou a mão na desgraceira no Colapso, acabei não lendo.
Em um texto seu na Edge, ele resume o mapa de como sociedades falharam em decisões críticas ao lidar com problemas. Inclusive problemas ambientais como a falta de água, que já extinguiu mais de uma sociedade, de acordo com Diamond. Não vivemos mais em uma época isolada, em que cada sociedade se ferra sozinha
1 – Um grupo ou sociedade pode falhar em antecipar um problema antes dele chegar.
2 – Quando o problema chega, pode falhar em percebê-lo.
3 – Depois de perceber, pode não tentar corrigir.
4 – Por último, podem tentar corrigir mas falhar até nisso. [aguardemos]
Texto completo do Diamond aqui. Não sei vocês, mas sinto que estamos passando por cada um dos itens. Além de guardar cada balde de água que posso em casa, passo o recado adiante aqui:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=RsUD8CTDdAw”]
Tenho a impressão que até os anos 80 se migrava dentro do país muito mais que hoje, todos os meus familiares migraram muitos nos anos 60, 70 e 80, e estacionaram desde então. Não sei bem se a “ocupação da Amazonia” incentivou muito isso mas me parece que é recente essa mania de estacionar em cidades problemáticas e ficar resmungando de políticos ao invez de simplesmente juntar as trouxas e procurar outra região.
Pra mim é tão natural pensar em implodir as marginais em SP e implantar 100m de mata ciliar como manda a lei, mas… alegam que é um custo muito grande. Ta aí o resultado, falta mata ciliar aqui, falta alí, não tem area verde e bolsões de calor são criados, qualquer El-Niño ou La-niña desestabiliza o sistema hídrico.
Migrações humanas em massa: Porque teme-las se são a única solução viável hoje pros problemas ambientais?