Represa Jaguari em agosto de 2013 (acima) e agosto de 2014 (abaixo). Crédito: NASA Earth Observatory, imagem por Jesse Allen, com dados do U.S. Geological Survey.


Jared Diamond já escreveu muito sobre a trajetória humana. Desde como as sociedades se desenvolveram em “Armas, Germes e Aço” até por que algumas acabaram, em “Colapso”. Mais recentemente ele lançou um outro livro neste veio de sociedades que falharam e lições que contam, o “O mundo até ontem”, mas como achei que ele já exagerou a mão na desgraceira no Colapso, acabei não lendo.
Em um texto seu na Edge, ele resume o mapa de como sociedades falharam em decisões críticas ao lidar com problemas. Inclusive problemas ambientais como a falta de água, que já extinguiu mais de uma sociedade, de acordo com Diamond. Não vivemos mais em uma época isolada, em que cada sociedade se ferra sozinha hoje todo mundo vai para a vala junto. Também temos muito mais tecnologias para ajudar a piorar. Mas, de qualquer forma, gostaria que você lesse os quatro passos e pensasse quantos deles (não) se aplicam à nossa situação paulista – se você não precisa encarar água fedida e estranha saindo da torneira, considere-se com sorte.
1 – Um grupo ou sociedade pode falhar em antecipar um problema antes dele chegar.
2 – Quando o problema chega, pode falhar em percebê-lo.
3 – Depois de perceber, pode não tentar corrigir.
4 – Por último, podem tentar corrigir mas falhar até nisso. [aguardemos]
Texto completo do Diamond aqui. Não sei vocês, mas sinto que estamos passando por cada um dos itens. Além de guardar cada balde de água que posso em casa, passo o recado adiante aqui:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=RsUD8CTDdAw”]