Então você quer escrever um blog de ciência


blog.jpg

Taí, depois de um comentário recente de uma companheira de departamento que se empolgou e criou um blog de divulgação científica, me dei conta do óbvio. Não conheço nenhum post discutindo como criar e manter um blog de ciência. Ocasião perfeita para eu dar meus palpites sem falar muita besteira, já que sou o primeiro.

Antes de tudo, tenho que avisar que existem blogueiros bem mais experientes do que eu. Muita gente já escrevia blog em 2004 ou antes, e entre os blogs de ciência, os que leio há mais tempo (e não necessariamente quer dizer que são mais antigos) são o Glúono 100nexos e o Ciência em Dia. Ou seja, se quiserem saber sobre a Idade Média da blogosfera, falem com os blogueiros sêniors.
Escrevo desde 2007, quando comecei o extinto Transferência Horizontal, que já começou errado, com uma piada interna de biólogo e um domínio que quase ninguém ia (http://transferenciahorizontal.blogspot.com/). Cerca de seis meses depois, mudei o nome e endereço do blog para Rainha de Copas (o endereço agora aponta para cá), e em mais uma esperteza da minha parte confundi o personagem de Lewis Carrol. Por fim, em agosto de 2008 (será que faz tanto tempo assim?) criamos o Lablogatórios, que se tornou ScienceBlogs, e mudei o nome para o personagem certo, Rainha Vermelha.
Mas acho que já escrevi o suficiente para poder dar algumas dicas, e a experiência de criar o Lablogatórios com o Carlos e ter os vizinhos fantásticos do ScienceBlogs com certeza ajudam. Então, aqui vão algumas dicas, desde para quem quer criar um blog até quem já escreve regularmente:
 
Como criar, onde criar? 
Recomendo primeiramente que você dê uma olhada no Bê-a-Blog, um tutorial criado pela Nospheratt sobre os primeiros passos de um blog. Aproveite e dê uma boa lida no Blosque, são várias dicas muito boas. Ali você vai saber sobre os primeiros passos para criar um blog e começar a escrever.
Há dois grandes serviços de hospedagem grátis de blogs que são um ótimo ponto para começar, o Blogger e o WordPress. Até 2008, época em que ainda usava a plataforma blogspot, o Blogger era o mais fácil de usar dos dois, e imagino que ainda seja. Ele é bastante intuitivo e simples. Justamente por isso acho o WordPress uma ferramenta melhor. Não por ser mais complicado, mas por possuir bem mais recursos do que o Blogger.
Como o WordPress disponibiliza sua plataforma para sites hospedados por conta própria, há um mundo de plugins, complementos e ferramentas capazes de interagir com ele muito maior do que com qualquer outra plataforma. Dá para fazer de tudo em WordPress. Além de ser bem mais fácil para migrar seu blog para uma hospedagem própria depois.
Já a hospedagem própria traz algumas vantagens que podem compensar o preço e trabalho. A primeira é o domínio próprio, podendo escolher entre .org, .com, .com.br, .net e outros é mais fácil de achar um bom endereço para o blog. ‒ se não me engano, blogs no wordpress.com podem usar domínios próprios.
Não que você vá se importar de ter um blog qualquernome.blogspot.com se ele for seu hobby, mas qualquer mudança de plataforma (como as três que fiz) vai causar perda de visitas e os links de antes. Com domínio próprio, basta configurar um redirecionamento.
E para sites pequenos, com menos de mil visitas únicas diárias, há varios planos baratos em hospedagens como Dreamhost e Godaddy por menos de 10 dólares mensais (no caso do Godaddy, menos de 10 reais).
Uma instalação própria do WordPress permite uma personalização do blog muito maior, e dá espaço para usar as boas ferramentas que ele tem. Um bom passo para quem quer ter um site mais profissional.
Grandes provedores sempre oferecem instalação de Worpress automática, sem precisar acessar o servidor e tudo mais, e em alguns casos dão até o domínio .com ou .org grátis. É uma hospedagem compartilhada, não segura muitos acessos ao mesmo tempo (embora alguns plugins possam ajudar), mas resolve bem para quem está começando.

 

O que escrever? 

Longe de querer ditar regras, mas aqui vai um conselho óbvio: Escreva sobre o que você entende.

E não só para não escrever besteira, mas sim para acrescentar algo e tornar seus posts diferentes de outros sobre o mesmo tema. Aqui no Rainha Vermelha pelo menos, percebi que os textos sobre temas que não domino foram os mais fracos, e dificilmente consigo dar uma opinião ou contribuir com algo além dos fatos. Olhando os primeiros posts, fica bem nítido que o blog saiu de algo mais generalista para posts mais voltados para parasitas e evolução.Não simplesmente traduza notícias ou copie e cole aquelas em língua portuguesa. A não ser que você tenha tempo de ler milhares de fontes (vai tentar ler o EurekAlert como o João), o que permite escolher textos realmente interessantes. Caso contrário, vale o que falei no parágrafo de cima, pelo menos comente as notícias, dê um contexto que as torne relevantes ou mesmo um contraponto. Notícia por notícia, é mais fácil mandar um link no Twitter.

Como escrever?

Procuro sempre colocar algum recurso que diferencie o post de uma coluna de jornal clicável. Links, vídeos e no mínimo uma figura por post sempre caem bem. Isso é universal, independe do tema do blog. Ah, e sempre prestanto atenção se a imagem possui licença [valeu Carla!!] de uso, ou se o dono consente.

O estilo de escrita, vai depender muito do tipo de visitante que você quer atrair. Meu foco é em pessoas já instruídas, não explico extensivamente cada conceito nos meus posts. E, claro, isso também varia de post para post.
Quanto ao como escrever, sinceramente não sou a pessoa mais indicada. Sou bastante improdutivo, como dá para perceber pela ausência periódica de posts, e sempre que a pós-graduação demanda mais atenção o blog sai prejudicado. Não que eu ache isso um problema, mas quero dizer que não sei nenhuma técnica de “escreva em 5 minutos” ou “produza 3 posts por dia sem cansar”.Meu processo de criação de posts é fermentativo, de metabolismo lento. Geralmente vou acumulando idéias e artigos sobre o tema, e quando ele cresce o suficiente, escrevo e publico. Alguns acabam azedando e não saem do rascunho.
Também há ferramentas que ajudam sim na parte técnica. Por recomendação do Kentaro conheci o Live Writer para Windows que dá uma ótima contornada no rolo que é o Movable Type, plataforma que usamos. Há vários outros, como o Scribefire, que por ser um plugin de navegador de web independe de sistema operacional. Outra coisa que me ajudava muito quando eu ainda usava o Firefox é o Zotero, uma ferramenta muito boa para organizar fontes para posts, como imagens e artigos.

Como atrair visitantes? 

O caminho mais fácil aqui é apelar. Pouco ou muito.
Apelar pouco é buscar temas quentes do momento, palavras-chave do Google, ou temas que são sempre mais chamativos e colocar ciência no conteúdo. Um texto sobre as chances do polvo Paul ter escolhido por acaso (e não com a onisciência típica dos cefalópodes) os resultados durante a Copa, ou mesmo um explicando o ciclo de vida de polvos agora que ele morreu, é algo com potencial para muitas visitas.
Sustentabilidade, saúde, mudanças ambientais, os temas que sempre estão em voga. Claro que seu primeiro post sobre aquilo não vai ter muitas visitas, e provavelmente a maioria dos próximos também não, mas uma hora você acaba escrevendo algo como o texto sobre bicarbonato e câncer do RNAm, ou o post sobre os efeitos da vacina do Ecce Medicus.
Falar mal de alguma coisa, principalmente da Veja, também faz sucesso, mas como adverte o Cardoso, você pode ganhar a fama de ser um Jabor da vida e ficar estigmatizado como o autor que sempre faz isso.

Apelar muito é fazer o que a Superinteressante faz, sempre falar de assuntos mega apelativos e de vez em nunca mencionar um mínimo de ciência no meio. Frases de efeito para chamar gente do Google também funcionam muito bem. O problema aí é o tipo de visitante atraído por uma isca dessa. Muitos passam um ou dois segundos no site, e sem achar mulher pelada saem rapidamente, rendendo visitas mas tempo nenhum de leitura, muito menos comentários. E quando comentam dá medo. Mesmo por que em vários casos estão com a mão ocupada.
Também é legal promover seu conteúdo em agregadores de links. Recomendo muito o Ueba. O sistema dos agregadores é bem simples, você coloca o link e uma boa descrição, e se o link for escolhido vai para a primeira página do site, que vai te mandar visitas. O fundamental aqui é saber escolher o tipo de post que vai ser atraente, bem como uma boa frase/descrição para chamar a atenção. É sempre bom ver quais são os posts mais linkados para ter uma noção do que os visitantes mais gostam. E não se iluda, 2 mil visitas em um dia não são garantia nem de comentários, nem de que eles vão voltar no dia seguinte.
Por fim, acho que o mais garantido e que rende as melhores visitas é a interação social. Recentemente tenho visto uma relação direta entre twits sobre um post e número de comentários. Conversar com gente interessante no Twitter, Facebook, sempre ajuda a conhecer pessoas que vão se interessar naturalmente pelo seu post. Sem partir para táticas mais cara-de-pau como “Fulano, lê isso e retuíta aí!”. Leia outros blogs, comente e interaja.
O mais importante é não parar. Já ví inúmeros blogs que começam, o autor escreve durante os primeiros seis meses, e quando acaba aquela lista mental de idéias para escrever ele também para. Essa mesma lista que você escreveu se está pensando em fazer um blog. Boa sorte e seja bem-vindo.

 
 
[update] Novas dicas dadas nos comentários:
 
Luís Brudna
Uma dica é que o blogueiro em ciência também pode ganhar alguns reais no final do mês. Com anúncios no blog dá para tirar uns pilas. É bem pouco, dependendo do número de visitantes não tiram nem a grana orum Xis Galinha, mas se os número de visitantes aumentar, talvez atinja um nível glorioso dum salário mínimo por mês. 🙂
Por isso, iniciar pelo wordpress.com que é o que já está instalado, e que não permite anúncios externos, pode não ser uma boa neste sentido.
Quem iniciar um blog não deve ficar travado pensando no que o leitor vai ou não gostar. Escreva o que gosta e da forma que achar melhor. Observando sempre as estatísticas de visitação. Elas fornecem dados interessantes.
Analisando os dados dos visitantes nestes últimos anos percebi uma tendência de que as pessoas ficam cada vez menos em um site. Elas navegam pela internet, e não mais em um único site.
Claudia Chow
Acho q uma dica importante tb é leia blogs!

17 responses to “Então você quer escrever um blog de ciência”

  1. Hahaha, acho que vou tomar seu post como inspiração, finalmente tomar vergonha na cara e criar meu blog de uma vez…

  2. Percebi (escrevendo no Glúon e Massa Crítica) que no início do Glúon os meus textos eram muito curtos, e acabava usando o blog mais como microblog para indicar sites e vídeos interessantes (naquela época não existia twitter).
    Continuo não tendo paciência nem muita habilidade para textos longos. 🙂
    Uma dica é que o blogueiro em ciência também pode ganhar alguns reais no final do mês. Com anúncios no blog dá para tirar uns pilas. É bem pouco, dependendo do número de visitantes não tiram nem a grana orum Xis Galinha, mas se os número de visitantes aumentar, talvez atinja um nível glorioso dum salário mínimo por mês. 🙂
    Por isso, iniciar pelo wordpress.com~, que é o que já está instalado, e que não permite anúncios externos, pode não ser uma boa neste sentido.
    quem iniciar um blog não deve ficar travado pensando no que o leitor vai ou não gostar. Escreva o que gosta e da forma que achar melhor. Observando sempre as estatísticas de visitação. Elas fornecem dados interessantes.
    Analisando os dados dos visitantes nestes últimos anos percebi uma tendência de que as pessoas ficam cada vez menos em um site. Elas navegam pela internet, e não mais em um único site.

  3. Só uma ressalva sobre em qual plataforma blogar: o Blogger também permite colocar em blogs hospedados nele domínio próprio, além disso o Blogger ainda permite a vinculação de anúncios (como os do Adsense) tem uma ferramenta de personalização de layout muito fácil de usar e que permite deixar seu blog diferente de todos os outros e ainda tem uma comunidade de usuários bastante forte de usuários em pt-BR (ou seja, mais pessoas para ajudar quando tiver dúvidas)

  4. MUITO BOM, cara! Parabéns!
    Só uma dica que acho legal dar quanto a escrita é sempre procurar escrever como se você dialogasse com quem lê (coisa que Sagan fazia muito, até mesmo na série Cosmos: dava a impressão de ele estar falando diretamente a você).
    Isso não só deixa os textos mais fáceis de ler, como também geram mais comentários. 😉
    Abraço!

  5. Oi Atila,
    Muito bom teu texto. Gostei muito. Também concordo com a Claudia: ler outros blogs relacionados àquele que se quer blogar é importante. No caso de um blog de ciência, ou sobre ciência, ler outros blogs sobre este assunto.
    Inclusive para não ser muito repetitivo.
    Uma ferramenta importante nos blogs é a ferramenta de busca. Eu uso muito para ler sobre determinados assuntos, ou ainda para ver se um assunto sobre o qual eu quero escrever já não foi escrito antes. E, se foi, buscar um enfoque diferente.
    Conteúdo diferenciado também é importante. Escrever sobre determinados assuntos, que se conhece bem, é bem legal, pois os textos serão lidos e até mesmo citados (já encontrei aulas de power point na internet com links para vários blogs que conheço).
    Enfim, vale a pena ser criativo. E o pessoal que faz o ScienceBlogs é, bem criativo. Começar lendo os posts daqui e de blogs relacionados é um bom início.
    Roberto

  6. oi Atila!
    Gosto muito do seu blog. Assim como os do Scienceblogs em geral. Mas nunca comento, uma timidez enorme não me permite…
    Achei as dicas de grande valor até me estimularam a comentar e pensar em escrever um blog para colocar meus pensamentos, devo começar com um não aberto ao publico depois vejo no que dá.
    Parabéns pelo seu trabalho!

  7. Muito boas as dicas, Átila.
    Interagir (linkar, comentar, etc.) com outros blogs é fundamental, apesar de que acho que ainda não faço isso tão bem, por falta de tempo.
    Em relação a ganhar dinheiro com o blog, acho q é legal, mas ainda não sei o ponto de equilíbrio para colocar anúncios sem ser muito apelativo e não dar a impressão que o blog só existe para gerar lucro.
    []’s

  8. oi Átila sou aline a nova blog comos os outos blos
    a pesar de que acho que ainda nao faço isso tao bem,por falta de tempo. gosto muito do seu blog pos nao é só eu que gosto muitas pessoas tambem, gosta do seu blog . sou aline maira de souza
    gosto muito do seu blog .acho muito legal
    , mais nao sei ainda o ponto de equilibrio para colocar anúncio sem ser muito
    apelativoe na dar a impressao que o blog só existe para gerar lucro. como voce cha sabe meu nome quero falar agora
    do meu sonho
    quero ser blog
    mais tambem ser modela isso é meu sonho des de quando eu ero criança mais ainda empero que eu seja uma modela meu sonho obrigadoo esero que gostii
    meu nome é aline maira sou do inderior de sao paulo
    cidade: nova granada
    até mais obrigado bjoo de aline

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *