Camalões e a mudança de cores


Na BBC Brasil:

“Camaleões desenvolveram a habilidade de mudar de cor para tornar-se mais visíveis, e não, como se acredita popularmente, para esconder-se mimetizando-se à paisagem ao redor, sugere um estudo de cientistas australianos e sul-africanos.
[…]
Escrevendo no revista científica PLoS Biology, cientistas dizem que o motivo era transmitir mensagens a outros camaleões.

A equipe do Dr. Stuart-Fox observou 21 espécies de camaleões-anões sul-africanos (Bradypodion spp), a fim de comparar suas habilidades de mudança de cores e considerar suas relações evolutivas.

Como os camaleões têm sistemas visuais distintos do dos humanos – eles possuem um tipo de cone sensível a raios ultravioleta (UV) – os pesquisadores tiveram antes de identificar o que os camaleões estavam vendo.

“Medimos as cores com um espectrômetro, que mede tanto as cores quanto os raios UV, e combinamos isto com as informações sobre o sistema visual dos camaleões, para chegar a modelos de como eles percebem as cores”, disse o pesquisador.

Os cientistas submeteram os camaleões a diversos ‘duelos’, e perceberam que as maiores mudanças de cores ocorriam quando os camaleões se socializavam.

“Se um macho é desafiado por outro macho, ambos começam a demonstrar suas cores mais brilhantes – até que um se dá conta de que o outro ganhará, e muda para uma cor ‘submissa’, mais escura”, explicou Stuart-Fox.
[…]
“Descobrimos que as espécies de camaleões que mais mudavam sua cor tinham padrões mais visíveis a outros camaleões. Mas eles não possuíam uma gama tão vasta de cores para misturar-se ao ambiente em seu habitat”, disse Stuart-Fox.”

Não sei se a coisa é tanto oito ou oitenta, acredito mais em exaptação, uma característica que tinha uma função e passa a servir para outra coisa, como o mindinho do pé, que um dia serviu para estabilizar nossa caminhada e hoje em dia serve para encontrar móveis no escuro. Acredito qu a mudança de cor tenha surgido para mimetismo ou comunicação e passou a ser usada para ambos.

O cartunista holandês Nozzman já tinha previsto isso, mostrando porque eles não conseguem jogar pôker:


One response to “Camalões e a mudança de cores”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *