A origem do Lablogs

…ou uma breve história do tempo.
Tudo começou com um sonho. Ao ver o número e a qualidade de blogs de Ciências que começavam a aparecer ao mesmo tempo que o meu, aparecia a vontade de algo maior. Eu sempre me perguntava: será que um dia teríamos algo como o ScienceBlogs no Brasil?
O ScienceBlogs é um condomínio de blogs científicos em inglês. Ele surgiu em 2006 com 15 blogs em um momento que a blogosfera científica lá de fora atingia a maturidade. Hoje em dia, o site tem cerca de 70 blogs e mais de 1 milhão de visitantes únicos por mês. Mais importante: ele é um dos grandes formadores de opinião entre os cientistas e simpatizantes no mundo inteiro. Muitos blogueiros do ScienceBlogs são considerados celebridades e são frequentemente citados em jornais como o The New York Times.
Os blogs científicos no Brasil estão longe da maturidade da blogosfera em inglês. Isto é um reflexo claro do pequeno número de cientistas brasileiros e do volume da produção da divulgação científica do país. Mas o sonho persistia.
O Blogagem Inédita, uma iniciativa do Sr. Edney (boa tarde!),  deu o empurrãozinho que faltava para o sonho começar a se concretizar. Nas palavras dele, o Blogagem Inédita:

É uma blogagem coletiva ou blog carnival, com o objetivo de trazer mais lucidez à blogosfera, ressaltando o valor que há na profundidade com que o bom jornalismo trata a informação e divulgando blogueiros de diferentes formações que tem aproveitado a liberdade da ferramenta para trazer conteúdo inédito para a rede.

E junto da Blogagem Inédita vinha um brinde: participar de um evento no Gafanhoto para discutir novas iniciativas e incentivos à produção de conteúdo inédito na blogosfera.
O evento acendeu um pavio na minha cabeça que culminou na seguinte ideia: e se criássemos um ScienceBlogs brasileiro PARA amadurecer a nossa blogosfera científica ao invés de esperá-la amadurecer para então fazer o  nosso ScienceBlogs? E foi esta proposta que levamos pro Gafanhoto. Proposta essa, que teve uma recepção mais do que calorosa (2).
Desde então passaram-se cerca de quatro meses. Muita coisa rolou até chegarmos aqui. E não chegaríamos sem a ajuda de muita gente, do nosso versátil programador Ricardo Zylbergeld, da excelente designer Neca e dos muitos conselhos de gente grande como Jonny Ken, Edney, Inagaki e Lucia Malla.
Com vocês, o Lablogatórios!

Discussão - 2 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM