Editorial do ScienceBlogs

No lançamento do ScienceBlogs Brasil, foi colocado um editorial meu e do Átila na capa do ScienceBlogs. Abaixo está a versão traduzida do texto, que tinha como objetivo contextualizar a Ciência no Brasil e o Brasil no mundo.

O Brasil é um país de contrastes. Apesar de sermos uma das maiores economias do mundo, ainda lutamos para reduzir o imenso abismo social entre os mais ricos e os mais pobres em nosso país. Apesar das áreas urbanas na costa crescerem cada vez mais, como os claustrofóbicos 20 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo, o interior do Brasil ainda possui uma densidade demográfica baixa. Apesar do crescente número de universidades no país, o analfabetismo funcional é ainda um problema enorme. Além disso, apesar dos nossos impressionantes ecossistemas naturais, nós insistimos em destruí-los em nome do desenvolvimento.
A Ciência brasileira é um reflexo destes contrastes. Apesar de possuirmos muitos centros de pesquisas de nível internacional, a maioria se encontra no Estado de São Paulo. Além disso, a maior parte da nossa pesquisa é financiada pelo Estado, o que explica o pequeno número de patentes registardas por nós. Neste ano, o orçamento brasileiro para Ciência sofreu cortes severos, uma decisão inaceitável para um país que almeja ser uma referência em tecnologias sustentáveis, pesquisas em células-tronco, conservação ambiental e produçaõ de biocombustíveis.
O ScienceBlogs Brasil tem como desafio trazer Ciência para a população brasileira. Nosso objetivo é aumentar a consciência científica da população e inspirar novos brasileiros a buscar carreiras científicas. Nós queremos incluir assuntos científicos nas conevrsas cotidianas. Nós queremos fazer nossas vozes locais serem ouvidas pelo resto do mundo. Nós acreditamos que o Brasil deveria abraçar a Ciência como estratégia para atingir o seu potencial e emergir como um país ambientalmente sustentável que conseguiu trazer desenvolvimento para toda a sua população.
Bem-vindos ao ScienceBlogs Brasil!