Dúvidas comuns

O que é o efeito estufa? Todo aumento na emissão de CO2 aumenta a temperatura na Terra? O clima está em constante mudança, como vemos ao longo das eras geológicas. Este aquecimento não é parte destas mudanças naturais? Tire algumas dúvidas aqui!
O que é o efeito estufa?
O efeito estufa é um processo natural causado pela propriedade que alguns gases presentes na atmosfera (CO2, CH4, óxidos de nitrogênio e vapor d’água, principalmente) têm de absorver a radiação do Sol e emiti-las em forma de calor para a superfície terrestre. Este efeito natural assegura que a temperatura média da superfície terrestre seja por volta de 33ºC(o que é o mesmo que dizer que a ausência destes gases deixaria a superfície terrestre 33ºC mais baixa).
Então, qual é o problema? O problema é quando a concentração atmosférica destes gases aumenta absurdamente, o que, segundo cientistas ligados ao IPCC(Intergovernment Panel on Climate Change), pode ser um fator determinante para o aquecimento global.
Por indicações indiretas, como análise dos anéis no xilema (lenho) de algumas árvores e análises de camadas de gelo Antárticas é possível acompanhar a concentração destes gases na atmosfera ao longo de vários anos. Estima-se que o aquecimento registrado no final do século passado (0,6ºC +/- 0,2ºC – IPCC 2001) é sem precedentes, pelo menos nos últimos 1000 anos.

Todo aumento na emissão de CO2 aumenta a temperatura na Terra?
Não. Por quê? Porque temos os chamados sumidouros de CO2. São eles: o solo, os oceanos e as florestas. O solo e os oceanos tendem a aumentar a quantidade de carbono retido naturalmente e as florestas retém o CO2 aumentando a taxa de fotossíntese, aumentado consequentemente o carbono retido.
Apesar disso, os sumidouros têm um limite e isso (entre outras variáveis) faz com que haja aumento na concentração de CO2 atmosférico. Quando isso ocorre, pode haver um aumento na temperatura média do planeta (vide relatórios do IPCC).
O clima está em constante mudança, como vemos ao longo das eras geológicas. Este aquecimento não é parte destas mudanças naturais?
O clima sempre esteve em constante mudança no nosso planeta. O aquecimento, segundo alguns cientistas, pode sim ser um fenômeno relacionado a estas mudanças. Segundo outros cientistas, o aquecimento que temos verificado nos últimos 100 anos está ocorrendo de forma mais veloz do que os aquecimentos verificados anteriormente nos períodos geológicos (vide relatórios do IPCC ) de novo.
Há indícios de que atividades humanas estejam relacionadas ao aumento da concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera. Durante o período entre 1970 e 2004 estima-se houve um aumento de 145% da emissão de GEE vindo do setor energético, 120% de transporte, 65% de indústria, 40% de uso da terra, mudança de uso da terra e processos de desmatamento. Estima-se que, em 2004, 77% das emissões de GEE tiveram causa antropogênica (Summary for Policymakers – Working Group III – IPCC 2007).


Mais dúvidas? Escrevas suas perguntas no campo comentários que tentarei respondê-las em breve!

Discussão - 4 comentários

  1. Marcia disse:

    Como posso elaborar uma pesquisa sobre MDL,discutindo seu plano e projeto.

  2. Sugiro que você busque informações no site do Ministério da Ciência e Tecnologia e no site do IPCC. Boa sorte!

  3. Eliete Gomes disse:

    Gostaria de reber e-mail de vcs um grande abraço

  4. Oi Eliete, infelizmente não temos essa ferramenta 🙁
    Abraços!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.