Neutralização de Carbono

A neutralização de carbono é uma ferramenta que permite que haja compensação de emissões de carbono, gerada pelas atividades de uma empresa, indústria, evento, viagem, etc., através do plantio de árvores ou pela compra de créditos de carbono do mercado voluntário, onde instituições que ainda não têm metas a cumprir negociam reduções certificadas de carbono.
Os cálculos de neutralização de carbono são feitos por empresas de consultoria especializadas que atuam em parceria com outras empresas ou individualmente. Vale ressaltar que o cálculo de neutralização vale mais como sugestão, uma vez que ainda não podem ser considerados como cálculos científicos por falta de bases metodológicas aprovadas pelos conselhos técnicos da ONU.
Mesmo assim, eventos internacionais como a Copa do Mundo da Alemanha e as Olimpíadas de Inverno de Turim tiveram suas emissões neutralizadas. No Brasil, várias empresas como a Volkswagen caminhões e o Banco Bradesco tiveram suas emissões de carbono calculadas (com base em suas emissões relativas a transporte, eletricidade, gás, despejo de resíduos, promoção de eventos, entre outros) e coube ao Programa Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica plantar as árvores em áreas de reflorestamento, com mudas nativas, privilegiando regiões de mata ciliar.
Na área de turismo, a Ambiental Expedições oferece aos clientes a possibilidade de neutralizar o carbono produzido em suas viagens. O cálculo de cada viagem e o plantio das árvores são de responsabilidade do Programa Florestas do Futuro.
Pelo mesmo programa, todos nós podemos calcular nossas emissões anuais e plantar pelo menos 3 árvores, pelo custo de R$ 30,00.
As iniciativas referentes a neutralização de carbono são volutárias portanto, há necessidade de avaliar bem a intenção da empresa responsável. Na Inglaterra, a empresa Equiclimate foi acusada de vender compensações sem nenhum valor ambiental ou financeiro. Fique de olho!
Mais sobre neutralização de carbono neste blog aqui.
Saiba mais:
Programa Florestas do Futuro
Carbono Brasil
Carbon News

Discussão - 4 comentários

  1. Giseli disse:

    Oi Paula, beleza? Valeu pela citação da Ambiental. Eu particularmente acho que a neutralização de carbono é a primeira coisa de mais simples que é possível. Infelizmente já se forma um mercado paralelo para isso...mas pelo que tenho visto as empresas e os meios de comunicação já compraram a idéia, melhor assim. boa semana pra vc.Giseli

  2. Paula disse:

    Oi Gisele!Eu queria colocar o link para a postagem especifica onde diz que a Ambietal estah inovando neste tipo de servico. Mande ele aqui nos comentarios?Pois eh... tem varias coisas que as empresas podem fazer, antes de neutralizar, deve-se diminuir as emissoes ativamente, por meio dos 3 Rs (reciclagem, reutilizacao e reducao). Isso vale para papeis de escritorio, copinhos plasticos (e troca destes por de vidro ou xicaras no caso de cafe/cha), ar condicionado, utilizacao de eletro-eletronicos, troca de lampadas por bulbos mais eficientes etc, etc, etc. Quando isso for feito, acho que a neutralizacao eh a saida alternativa. Mas a netralizacao nao deve ser a unica forma de atuacao de uma empresa, embora seja simples e contribua fortemente para a fixacao de CO2 atraves do plantio de novas arvores.Tb vale lembrar que o trabalho da Fundacao SOS Mata Atlantica eh serissimo!

  3. Nicolau disse:

    Olá Paula!!!Muito bacana vc ter lido nosso post sobre neutralização de CO2, queremos ampliar para outras regiões para que haja um desenvolvimento do turismo sustentável. O link que fala mais sobre o assunto é:http://ambiental.netguestdns.com.br/site/frontend/conteudo.asp?cos_id=12Até!!!

  4. Paula disse:

    Oi Nicolau!Tento acompanhar e divulgar o que o Brasil e os brasileiros andam fazendo para tentar diminuir ou estagnar nossas emissoes de CO2. Iniciativas como a da Ambiental sao sempre bem vindas! Parabens!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.